X

Cotidiano

Nitrato de Amônio: duas vezes Hiroshima no Porto de Santos

A OAB Santos oficiou autoridades sobre a segurança do transporte e armazenamento do nitrato de amônio mônio, cuja quantidade que chega ao porto santista, a cada navio, é dez vezes maior que a de Beirute

Da Reportagem

Publicado em 08/08/2020 às 15:28

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Porto de Santos. / Arquivo/Agência Brasil

O presidente da OAB Santos, Rodrigo Julião, oficiou ontem (7), a Presidência da República, o Ministério Público Federal, o Ministério da Defesa e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais – IBAMA, sobre o transporte e armazenamento do nitrato de amônio.

Produto químico utilizado como fertilizante, herbicida e inseticida, a substância é também a base para a produção de explosivos. “O grau de perigo é tal que o Exército acompanha o transporte e o armazenamento. Infelizmente, os desembarques de navios que transportam esse produto, não vem sendo fiscalizados pelos órgãos públicos competentes e, muito menos, assistidos pelo Corpo de Bombeiros”, alerta Julião.

Mais que Hiroshima

A quantidade de nitrato de amônio que chega ao Porto de Santos fica em torno de 27.000 a 30.000 toneladas por navio. A quantidade que assolou Beirute  foi estimada em 3.000 toneladas.

A carga libanesa do nitrato de amônio foi comparada a 20% do poder de destruição da bomba de Hiroshima. “Se recebemos 30.000 toneladas a cada navio, significa que desafiamos a sorte permanecendo sobre duas bombas atômicas", afirma Rodrigo.

O presidente da OAB Santos solicitou resposta das autoridades em caráter de urgência. “Beirute nos alertou sobre uma realidade muito próxima a cada um de nós. A Baixada Santista precisa de respostas e vamos cobrá-las a quem de direito".

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter