X

Cotidiano

Niemeyer é velado no Palácio da Cidade, no Rio de Janeiro

Portões da sede oficial da Prefeitura, foram abertos ao público por volta das 8h30; cerimônia será fechada às 15h e enterro deve ocorrer às 17h30

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 07/12/2012 às 12:08

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Por volta das 8h30 desta sexta-feira (7), os portões da sede da Prefeitura do Rio de Janeiro  foram abertos para visitação do público ao velório de Oscar Niemeyer, falecido na noite de quarta-feira (5), aos 104 anos. Inicialmente prevista para as 8h, a abertura dos portões atrasou meia hora, porque os organizadores esperaram a chegada da família do arquiteto.

O velório fica aberto à visitação pública até as 15h e segue restrito à parentes e amigos até as 17h. Nesse horário o corpo deixa o Palácio em cortejo rumo ao cemitério São João Batista, onde o enterro deve ocorrer às 17h30.

O caixão com o corpo de Niemeyer está fechado e isolado, por motivos de segurança. Os visitantes ficam a uma distância de cinco metros. Somente familiares e amigos podem permanecer dentro da área restrita.

Entre as muitas coroas de flores enviadas ao velório do arquiteto Oscar Niemeyer, destacam-se as homenagens dos irmãos Fidel e Raul Castro. Fidel lembrou "o incondicional amigo de Cuba Oscar Niemeyer", e o irmão Raul, o "querido amigo Niemeyer". 

O engenheiro Giorgio Veneziani, de 86 anos, que trabalhou com Niemeyer na construção da Catedral de Brasília, foi ao Palácio da Cidade prestar homenagem ao arquiteto. "Quando eu estudava na Itália, Niemeyer já era uma referência. Estivemos juntos muitas vezes e tivemos outros pontos de convergência, como o socialismo. E isso nos aproximava ainda mais.  Ele me chamava de amigo e companheiro", diz o engenheiro, acrescentando que fez o revestimento de mármore de todos os palácios de Brasília projetados pelo amigo.

Niemeyer morreu na noite desta quarta-feira (5) no Hospital Samaritano, no Rio (Foto: Divulgação)

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Santos investe em drones de alta performance para o combate a dengue

Mais de 5 mil casos da doença já foram registrados na Baixada Santista neste ano

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter