X

Cotidiano

Nepal fecha aeroporto para grandes aviões e total de mortos supera 7 mil

O total de mortos subiu para 7,057 mil, incluindo seis estrangeiros e 45 nepaleses encontrados neste final de semana numa popular trilha de caminhada

Publicado em 03/05/2015 às 12:46

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Danos na pista forçaram autoridades a fechar o principal aeroporto do Nepal neste domingo e impedir a aterrissagem de grandes aeronaves que levam ajuda às vítimas do terremoto no país. Apesar disso, oficiais das Nações Unidas disseram que a situação logística em geral estava melhorando.

O total de mortos subiu para 7,057 mil, incluindo seis estrangeiros e 45 nepaleses encontrados neste final de semana numa popular trilha de caminhada. As vítimas incluíam um francês um indiano e quatro outros estrangeiros, além de guias, donos de hotel e trabalhadores nepaleses.

A principal pista do aeroporto foi fechada temporariamente para grandes aviões por conta de danos. Ela foi construída para receber apenas jatos de tamanho médio, mas não grandes aeronaves militares e de carga. Há relatos de rachaduras na pista e outros problemas neste que é o único aeroporto capaz de receber jatos.

Apesar do problema, o coordenador da Organização das Nações Unidas (ONU) no Nepal, Jamie McGoldrick, disse que os gargalos na chegada de ajuda estavam lentamente desaparecendo.

Oficiais das Nações Unidas disseram que a situação logística em geral estava melhorando (Foto: Palani Mohan/British Red Cross)

"Acredito que existe o problema, mas ele está diminuindo", afirmou, acrescentando que o governo nepalês reduziu impedimentos burocráticos para a chegada de ajuda depois de reclamações da ONU.

As restrições no aeroporto são apenas a mais recente das complicações nos esforços globais para levar ajuda às vítimas do terremoto do dia 25 de abril, o maior e mais destruidor das últimas oito décadas no país.

As pessoas no Nepal, tanto em vilarejos remotos como na capital Katmandu, reclamam de não encontrarem trabalhadores de resgate ou ajuda internacional e lamentam a falta de abrigos temporários.

O governo disse no domingo que a expectativa de encontrar novos sobreviventes do terremoto diminuiu dramaticamente. "A menos que estejam em uma bolha de ar, é uma possibilidade bastante remota" afirmou um oficial do Ministério do Interior, Laxi

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Atenção São Vicente! Município anuncia cadastramento do IPTU para 2025; entenda

Contribuintes poderão solicitar o boleto digital a partir de 1 de maio

Variedades

Com crise ambiental como tema, banda santista lança álbum 'Terra Terror!'

Lucas Reis, vocalista, guitarrista e líder da Missão Lunar, aponta a inspiração em influências de David Bowie na obra

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter