X

Cotidiano

Nem todos os instrumentos de percussão são permitidos na Concha Acústica

Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) impôs regra que restringe a apresentação da maioria dos artistas

Carlos Ratton

Publicado em 29/01/2015 às 10:13

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Os santistas e os turistas podem se preparar para assistir o que há de melhor em termos de bossa nova na Concha Acústica, que foi reinaugurada em Santos, na última segunda-feira (26), quando a Cidade completou 469 anos. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado entre a Prefeitura de Santos e o Ministério Público (MP), impede aos artistas o uso dos principais instrumentos de percussão, como bateria acústica, bumbos e surdos, inclusive os sinfônicos.

Ou seja, a população não terá direito de ouvir samba, rock, pop, pagode e demais estilos que dependam desses instrumentos tipicamente brasileiros. Tem mais: os artistas também não poderão usar reprodutores do tipo subwoofer, caixas de retorno de palco, amplificadores ou reprodutores de qualquer tipo ou potência. Uma verdadeira lei do silêncio para quem vive da música.

O TAC — documento que impõe regras e previne uma possível ação judicial — foi homologado na Justiça e foi assinado este mês, após o segundo teste de som aprovado por técnicos do MP, da Cetesb e Prefeitura, na presença do promotor público, Daury de Paula Júnior.   

Vale lembrar que foi gasto pouco mais de R$ 1 milhão, proveniente do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (Dade), do Governo Estadual, na reforma do equipamento, que continuará tendo restrições ao uso, ou melhor, limitado a quem, pode se dizer assim, ‘manda um som mais comportado’.

Também é fato que a Concha ganhou isolamento acústico que impede a saída de som e a interferência de ruídos externos, pois foi cercado por vidro temperado laminado de 16 milímetros de espessura e 3,5 metros de altura. O que, pelo visto, não garante que o som ultrapasse os limites do equipamento, que ficou 13 anos fechado por causa da propagação do som.

Instrumentos como bateria acústica, bumbos, surdos e sinfônicos estão proibidos (Foto: Matheus Tagé/DL)

‘Todos os artistas’

Vale lembrar que em seu perfil no Facebook, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa postou o seguinte comentário na última segunda-feira: “No aniversário da nossa Santos, entregamos hoje a Concha Acústica totalmente reformada e readequada, que volta a ser palco de grandes apresentações dos artistas da Cidade e da região, após 13 anos fechada ao público”.

O prefeito continua: “A reabertura desse importante equipamento cultural da nossa Cidade foi fruto de um esforço conjunto entre a Prefeitura, o Ministério Público e a Cetesb, que agora está novamente à disposição de todos os santistas”. Ele só se equivocou com relação a “todos os artistas”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

Santos

Justiça expede mandado de busca de criança levada à força pela mãe em Santos

Criança ainda não foi encontrada

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter