Cotidiano

Narcotraficante ligado a cartéis mexicanos é preso no litoral de SP

A operação 'Terra Fértil' apontou que o homem e pessoas associadas a ele "lavavam" o dinheiro para esconder o lucro obtido com o tráfico

Da Reportagem

Publicado em 08/07/2024 às 10:22

Atualizado em 08/07/2024 às 10:26

Comentar:

Compartilhe:

Em um período de aproximadamente cinco anos, o montante ilegal movimentado foi de mais de R$ 5 bilhões. / Divulgação/Polícia Federal

Na última segunda-feira (2), a Polícia Federal prendeu, no Guarujá, um narcotraficante brasileiro suspeito de abastecer cartéis mexicanos e de integrar quadrilha com mega esquema de lavagem de dinheiro.

A operação 'Terra Fértil' apontou que o homem e pessoas físicas e jurídicas associadas a ele “lavavam" o dinheiro para esconder o lucro obtido com o tráfico internacional.

A Polícia Federal já havia investigado o criminoso em outras ocasiões. Havia suspeitas de que ele enviava cocaína para países da América do Sul e Central.

Os criminosos tinham criado uma empresa de fachada para a compra de imóveis e veículos em nome de outras pessoas. Era movimentado grandes quantias, com valores incompatíveis com o capital social.

A Polícia também constatou que pessoas jurídicas efetuavam transações com empresas de criptomoedas e outras atividades sem relação com o ramo da instituição de fachada. As empresas não tinham os funcionários registrados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Em um período de aproximadamente cinco anos, o montante ilegal movimentado foi de mais de R$ 5 bilhões.

A prisão do narcotraficante ocorreu no Guarujá na última terça-feira (2), enquanto os policiais cumpriram nove mandados de prisão preventiva e 80 mandados de busca e apreensão.

O objetivo da operação era desarticular a organização criminosa que cometia crimes de tráfico internacional, lavagem de dinheiro, falsidade material e ideológica.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Santos terá museu de artes plásticas com entrada gratuita; veja

A expectativa é que obras de Nuno Ramos, Jarbas Lopes e Sergio Romagnolo cheguem a cidade

Diário Mais

Artista usa inteligência artificial e emociona ao mostrar como estariam os Mamonas hoje

Grupo musical morreu em trágico acidente aéreo em 2 de março de 1996

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter