A praia enche os olhos de qualquer um por conta da quantidade de beleza que salta aos olhos / Lelo
Continua depois da publicidade
A praia do Guaraú, em Peruíbe, é o destino certo para quem quer curtir uma praia de beleza única em meio à exuberante natureza, quer ter opções culinárias saborosas ou ainda quer radicalizar aventurando-se no ecoturismo.
A praia enche os olhos de qualquer um por conta da quantidade de beleza que salta aos olhos, pois você não sabe se olha o mar, as ilhas, as montanhas, o costão ou as aves nativas que costumam enfeitar até o céu.
Continua depois da publicidade
Se você quer simplesmente descansar, a sugestão é chegar pela avenida principal de acesso e caminhar um pouco mais para o lado do rio, pois ali há uma vegetação de restinga e nada de construção, onde você pode armar a sua cadeira e relaxar escutando apenas o barulho do mar.
Quando bater aquela fome, bem pertinho da praia tem restaurantes que oferecem um cardápio variado do melhor da culinária da região, com preços bem acessíveis. É possível comer carne, frango ou aquele peixinho frito na hora. E tudo pode ser regado com uma cerveja estupidamente gelada.
Continua depois da publicidade
Para os aventureiros, dá para subir o costão e acessar uma praia minúscula, considerada a menor do mundo. Também há ali uma piscina natural chamada de “Olho do Dragão”, localizada no costão e bem pertinho do mar.
No meio da praia, é possível trilhar a “Passarela da Balsa”, passar em meio à vegetação da restinga e cruzar o rio, vendo de cima todo o manguezal e a sua fauna presente, como caranguejos, aves e outros bichos.
Para os lados do rio, a pedida são mesmo os passeios de barco. É possível fazer passeios até a Ilha do Bom Abrigo contratando um dos operadores náuticos cadastrados no Parque Estadual do Itinguçu. E não tem nada a ver com o Caribe, não, pois a beleza que tem o Guaraú é mesmo sem comparação.
Continua depois da publicidade
Para aqueles que não dispensam um bom exercício, é possível alugar caiaques e remar rio acima até a Cachoeira do Perequê, acompanhado sempre de um bom monitor ambiental que cuidará da sua segurança. Pensa só subir um rio totalmente preservado e ainda finalizar com um bom banho de cachoeira?
O rio ou mesmo o mar, estando calmo, é perfeito para a prática de “stand up”, modalidade que está ganhando cada vez mais adeptos. Se o mar virar um pouquinho, o jeito é pegar uma prancha e surfar as ondas de adrenalina que o lugar fornece.
Voltando ao passeio de barco, os operadores náuticos oferecem um tour sensacional que abrange a Ilha e a Praia do Arpoador. A ilha tem um local muito bom para mergulho, onde as pessoas nadam pulando do barco, já que o desembarque nela não é permitido. Agora, a Praia do Arpoador, que também pode ser acessada por trilha, com presença obrigatória de um monitor ambiental, merece um capítulo à parte.
Continua depois da publicidade