Mutirões em Guarujá recolhem 52 quilos de resíduos no último fim de semana

Atividades aconteceram em Pitangueiras e Astúrias, e integraram a Semana Mundial de Limpeza de Rios e Praias

Comentar
Compartilhar
25 SET 2019Por Da Reportagem21h01
Foram recolhidos 52 quilos de resíduos, além de plantio de árvores e instalação de bituqueirasFoto: Divulgação/PMG

No último fim de semana, as Praias de Pitangueiras e Astúrias receberam ações e atividades de conscientização ambiental com alunos e moradores do município. Foram recolhidos 52 quilos de resíduos, além de plantio de árvores e instalação de bituqueiras.

As ações começaram na sexta-feira (20), com plantio de árvores feito por alunos da Escola Estadual Marcilio Dias (Vila Alice) no Paço Raphael Vitiello (Avenida Santos Dumont, 640), em comemoração ao Dia da Árvore. Posteriormente, os estudantes foram até a Praia das Astúrias, onde participaram de mutirão de limpeza e instalação de bituqueiras de PVC. Foram coletados 20 quilos de materiais.

No local, também aconteceu atividade do Projeto EnTenda o Lixo, com distribuição de livros e histórias em quadrinhos sobre o descarte adequado de resíduos e poluição de mares, com alunos de oceanografia da Universidade de São Paulo (USP). A ação foi uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente  de Guarujá (Semam) com a Plastivida - Instituto Socioambiental dos Plásticos e Instituto Brasileiro de PVC.

Já no sábado (21), o mutirão foi realizado na orla de Pitangueiras. A parceria desta vez foi da Semam, Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Sedel) e Marinha. A ação resultou na coleta de 32 quilos de resíduos pelas orlas. Além de embarcação da Marinha, houve a participação do 77° Grupo Escoteiro Jair Mattenauer Silveira e o Centro de Treinamento de Surf Lugar Ao Sol.

Também houve atividades na Base Aérea, com alunos do Programa Forças no Esporte (Profesp), que desenvolve atividades de vela, remo e canoagem com estudantes de rede municipal.

Toda a programação fez parte da Semana Mundial de Rios e Praias (Coastal Cleanup Day), evento de mobilização internacional em prol dos oceanos, a fim de combater a poluição das águas.