Mutirão de limpeza do Rio do Meio abre programação da Semana do Meio Ambiente

A ação é aberta aos interessados em colaborar e prevê a limpeza de 500 metros do local

Comentar
Compartilhar
29 MAI 201516h56

Neste domingo (31), a partir das 9 horas, a Prefeitura de Guarujá dá inicio a programação alusiva à Semana do Meio Ambiente. A primeira ação promovida pela Secretaria de Meio Ambiente será o mutirão de limpeza no Rio do Meio. O evento conta com a colaboração de instituições como a Associação de Stand Up (ASUP) e prevê a limpeza de 500 metros do local.

Os colaboradores se reunirão uma hora antes do início do mutirão, a partir das 8 horas, em frente ao Núcleo de Educação Infantil Municipal, Antonieta do Espírito Santo e Silva, (Rua Agnelo Xavier, s/nº – Rio do Meio). Quem estiver interessado em participar, basta comparecer ao local no horário marcado.

O coordenador de educação ambiental, Lucas Baptista Júnior, enfatiza a importância da ação e convida os moradores. “Qualquer pessoa, independente da idade, pode participar, toda auxilio será muito bem vinda. A limpeza do local melhora a qualidade de vida do entorno, além de ajudar a função do mangue como um berçário de peixes e outras espécies que dependem daquela área para sobreviver”, disse Baptista.

Após a limpeza, o lixo passará por um processo de pesagem e qualificação, para saber a origem dos resíduos. Além das forças de corrente e da maré, a população pode ser responsável pela quantidade de lixo no local.

A programação comemorativa a Semana do Meio Ambiente continua. Na segunda-feira (1º), às 13 horas, haverá visita a Estação de Tratamento de Água e a Estação de Tratamento de Esgoto ETA/ETE e a Associação dos Proprietários do Iporanga (Sasip).

Na terça-feira (2), a partir das 9 horas, a Semam vai distribuir mudas de árvores nativas , como pitangueira, grumixama, chal-chal, goiaba da serra e ipê amarelo. A distribuição será nos dois Paços – Moacir dos Santos e Raphael Vitielo.

Já no dia 3, a partir das 19 horas, o professor Marco Antonio Castanheira ministra a palestra “Cultura Orgânica como Alternativa Sustentável para a Humanidade”. O evento será na Escola Municipal 1º de Maio. O palestrante é especialista em Gestão Ambiental e em agricultura orgânica. A ação conta com apoio da Secretaria de Educação, Secretaria Relações Institucionais e Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Portuário.