X

Cotidiano

Mutirão contra a dengue chega ao Estuário nesta quarta-feira

O bairro se encontra em estado de alerta pela Secretaria de Saúde, devido à captura de fêmeas nas armadilhas espalhadas pela prefeitura nas últimas quatro semanas

Da Reportagem

Publicado em 11/08/2020 às 15:06

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Em virtude da pandemia de Covid-19, as vistorias são realizadas apenas nas áreas externas das casas / Divulgação/PMS

Uma equipe de 30 agentes de combate a endemias de várias partes de Santos concentrará esforços, nesta quarta-feira (12), das 9h às 17h, na eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti no Estuário. O bairro se encontra em estado de alerta pela Secretaria de Saúde, devido à captura de fêmeas nas armadilhas espalhadas pela Prefeitura nas últimas quatro semanas.

A quantidade de fêmeas do Aedes aegypti capturadas pelas armadilhas em cada quadra da Cidade é dividida pelo total de armadilhas instaladas na localidade. Essa conta gera o índice médio de captura de fêmeas (Imfa), que é o indicador utilizado para medir a densidade do Aedes aegypti.

"No Estuário, quatro quadras apresentam valor superior a 1. Porém, acima de 0,6 já consideramos situação crítica. Embora o bairro tenha somente um caso de dengue registrado neste ano, vamos concentrar os esforços para diminuir o índice de infestação do mosquito e, consequentemente, o risco de transmissão das doenças", explica Ana Paula Valeiras, chefe do Departamento de Vigilância em Saúde.

Em virtude da pandemia de covid-19, as vistorias são realizadas apenas nas áreas externas das casas e nas áreas comuns dos condomínios.  Além disso, os profissionais usam máscara, luvas e álcool em gel 70%. Todos são identificados com uniforme (colete verde) e crachá.

Este será o 12º mutirão realizado pela Secretaria de Saúde neste ano. Nas ações anteriores, 596 focos com larvas de mosquito foram eliminados pelos agentes.

Casos

Em relação às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, Santos contabiliza 108 casos de dengue e 22 de chikungunya. Não há registro de zika neste ano. O último caso de febre amarela urbana no Brasil ocorreu na década de 1940.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter