Continua depois da publicidade
A reverência à memória dos familiares e antepassados, no Dia de Finados, teve um acompanhamento especial que surpreendeu aos milhares de visitantes que movimentaram os três cemitérios da Cidade. A Prefeitura inovou com apresentações de grupos musicais que desfilaram um repertório instrumental, executando melodias populares e clássicas. Preces e missas completaram o ritual religioso.
Continua depois da publicidade
No Saboó (Cemitério da Filosofia), que reúne os jazigos de Maria Mercedes Fea (morta em 1928) e da menina Jandaia (morreu bebê em 1939), famosos por serem milagrosas, os visitantes tiveram pausas entre as orações para assistir a dupla Claudio (trumpete) e Jaime (teclado) que entoou diversas canções românticas. “É algo diferente e inusitado que distrai e tira um pouco o clima de tristeza e nostalgia tão comuns em cemitérios. Achei interessante a idéia e espero que continue”, ressaltou a dona de casa Maria Helena Jorge, que foi visitar a campa de parentes. “Nos traz paz de espírito e nos conforta”, completou Vera Lucia Valente que também visitou o jazigo de seus familiares.
Continua depois da publicidade
Também não foi diferente, no Cemitério da Areia Branca (Zona Noroeste), a fé professada por milhares de pessoas junto às campas e túmulos, dividiram, por alguns momentos, a atenção, com o Quarteto Allegras que tocou peças suaves.
Missas, comércio e trânsito
Missas, em diversos horários, foram celebradas nos três cemitérios. Aproveitando o grande movimento, a Secretaria de Saúde montou estandes nos locais. Agentes de saúde distribuíram folhetos explicativos e deram orientações para a prevenção sobre a dengue. Fiscais da Sefin (Secretaria de Finanças) também foram distribuídos próximos aos cemitérios para coibir irregularidades na venda de alimentos e flores. Eles contaram com o apoio de uma viatura que circulou pelos locais, além da ajuda da Guarda Municipal. “Não registramos abusos. O pessoal respeitou numa boa as recomendações”, ressaltou o fiscal Carlos Nascimento.
Um esquema especial de trânsito também foi montado para facilitar o acesso aos cemitérios. A CET estendeu o itinerário de algumas linhas de ônibus e ainda reforçou o número de coletivos. No Saboó, por exemplo, a companhia reservou mais de 50 vagas de estacionamento na Avenida Bandeirantes. Nos demais cemitérios, os estacionamentos foram liberados nas vias de entorno, com exceção onde havia reserva de vagas para a colocação de barracas de flores.
Continua depois da publicidade
Fotos: Marcelo Martins
Continua depois da publicidade