Museu do Café inaugura exposição sobre design do café

“Forma: objetos do café” aborda a estética dos itens ligados ao grão desde a torra até a xícara

Comentar
Compartilhar
09 JUN 201418h12

O Museu do Café inaugura, no dia 11 de junho às 19h30, uma nova exposição temporária intitulada “Forma: objetos do café”. A mostra aborda diferentes maneiras de preparo do produto, desde a moagem e torra do grão até sua infusão, ressaltando as traduções estéticas dos diversos objetos utilizados durante esse processo. A exposição fica em cartaz no primeiro andar do Museu até o dia 14 de setembro.

Durante o século XX, correntes da arquitetura, do desenho industrial e do design começaram a projetar objetos que, além de obedecer a requisitos tecnológicos para extração da bebida, possuíssem valor estético em seus formatos, estimulando a percepção visual de modo a caracterizar de maneira singular seus produtos.

Com foco nos traços, formas e estruturas a mostra traz diferentes objetos do acervo relacionados à torrefação e moagem manual, utilizados no processo de industrialização e em estabelecimentos comerciais que servem a bebida coada. A exposição também aborda o universo do cafezinho servido em lojas especializadas e cada vez mais comum nos lares dos apaixonados pelo grão, graças à praticidade das cafeteiras elétricas e das cápsulas de expresso. O visitante poderá ver três tipos de cafeteiras desmontadas e compreender o funcionamento de cada máquina: a cafeteira Globinho, Moka e a Napolitana (essa última, por exemplo, foi criada há mais de 300 anos, em Nápoles, na Itália).

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos (Foto: Divulgação)

A exposição conta também com uma instalação cênica, com cerca de 200 xícaras, de vários modelos, penduradas no teto.  Os interessados em se aprofundar mais sobre o tema do design e a história da evolução das máquinas de café, encontrarão no Centro de Preservação, Pesquisa e Referência do Museu, livros especializados no assunto para consulta.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Aos sábados, a entrada é gratuita. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h.