X

Cotidiano

Museu do Café celebra Dia Internacional do Café com harmonizações e música

Degustação de combinações de cafés e apresentação da Orquestra Instituto Grupo Pão de Açúcar marcam as comemorações para a data

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 11/04/2014 às 17:27

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Museu do Café, instituição da Secretaria de Estado da Cultura, prepara uma programação para comemorar o Dia Internacional do Café, no próximo dia 14. As atividades compreendem uma harmonização de cafés e doces na Praça Mauá, no Centro de Santos, e apresentação da Orquestra Instituto Grupo Pão de Açúcar, no Museu. Ambas as ações são gratuitas e abertas ao público.

As atividades começam no dia 14, às 12h, com a harmonização de cafés e doces na Praça Mauá. A ação visa desenvolver a percepção sensorial das pessoas quanto aos sabores de três diferentes tipos de cafés combinados com três tipos de doces. Todos os cafés serão preparados na hora e, na sequência, os presentes poderão provar os doces compatíveis com o tipo de café. Ao mesmo tempo, um barista do Museu explicará sobre as características de cada grão e os distintos modos de preparo.

O café Chapadão do Ferro, da região do Cerrado de Minas Gerais, será extraído no método french press (francesinha - café prensado) e harmonizado com pedaços de bolo tiramisù, realçando a incidência do gosto do chocolate amargo. Já o café Alta Mogiana, de São Paulo, será extraído no método clever (café filtrado por infusão) e harmonizado com carolinas de chocolate, o que realçará o gosto do chocolate. Por fim, o barista irá preparar o Café Sul de Minas, também de Minas Gerais, utilizando o método Hario (café filtrado de maneira simples), e harmonizará com carolinas de limão, para que o público sinta o gosto cítrico do limão de maneira mais acentuada.

Ambas as ações são gratuitas e abertas ao público (Foto: Arquivo/DL)

Compondo a programação, no dia 17, o Museu do Café recebe a Orquestra Instituto Grupo Pão de Açúcar para uma apresentação às 16h. A orquestra é formada por um grupo de 30 jovens com idades entre 12 e 21 anos que participam dos projetos de aprendizado musical do Instituto GPA voltados a crianças da Baixada Santista. Com regência de Daniel Misiuk e direção artística de Renata Jaffé, o repertório da orquestra é baseado em músicas nacionais e internacionais, indo desde a música clássica, passando por rock e até música popular brasileira.

O Museu do Café fica à rua XV de Novembro, 95, no Centro Histórico de Santos. Seu horário de funcionamento é de terça a sábado das 9h às 17h, e aos domingos entre 10h e 17h. Os ingressos para visitação custam R$ 5, estudantes e pessoas acima de 60 anos pagam meia-entrada. Já a Cafeteria do Museu funciona de segunda a sábado das 9h às 18h, e aos domingos entre 10h e 18h. Outras informações estão disponíveis no site www.museudocafe.org.br.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

Criminosos invadem casa e rendem casal em São Vicente; VEJA

Caso aconteceu no bairro Parque Continental

Coluna

Itanhaém prevê expansão econômica e outros assuntos

Congelamento da tarifa dos ônibus chegou ao público um pouco antes da hora

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter