X
Cotidiano

Muro do Cemitério do Saboó desaba em Santos

Prefeitura e empreiteira responsável por obra no local decidiram pela demolição da parte lateral, na Rua Pio XII

Cemitério da Filosofia, no Saboó, estava em obras / Antonio Marcos Guerbale Junior

O muro do Cemitério do Saboó, em Santos, está no chão. A parte lateral da estrutura, que fica na Rua Pio XII, foi demolida na tarde desta sexta-feira (03). A queda deixou túmulos expostos, que podem ser vistos por quem está fora do local, e assustou moradores da região.

Segundo a Prefeitura, tendo em vista as condições precárias identificadas, com fundações comprometidas, a Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) e a empreiteira Dekton Engenharia e Construção, por decisão técnica, decidiram derrubar o muro que faz limite com a Rua Pio XII. A empreiteira foi contratada mediante concorrência pública para a reconstrução do Jazigo 1, com 480 lóculos, que, erguido nas primeiras décadas do século passado e depois ampliado, apresentava risco de desabamento.

Construído com tijolos e sem cimento, o jazigo em formato de 'L', com 500m lineares, localizado à direita da Capela Nossa Senhora da Piedade, começou a ser demolido no dia 2 de agosto. Com a reconstrução, a ser finalizada em janeiro, o jazigo ganhará mais 60 carneiras, passando a oferecer 540 unidades, inclusive para obesos.

A Administração informou ainda que a demolição do jazigo e os nomes dos ocupantes dos lóculos foram publicados no Diário Oficial em duas ocasiões, para informação aos familiares. Também foram expedidas cartas com Aviso de Recebimento (AR) e contatos por telefone, em um trabalho que se prolongou por seis meses. As lápides dos túmulos e os despojos, devidamente identificados e retirados manualmente, estão guardados. Segundo a Prefeitura, o Jazigo 1 não contava com lóculos perpétuos.

 

Queda de muro deixou os túmulos do Cemitério do Saboó expostos

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Dois PMs morrem com suspeita de febre maculosa durante curso

Vítimas eram instrutores da COPC, que teve uma fase de curso em área de mata. Casos seguem em análise pela Fiocruz

Se já estava ruim, vai piorar! Petrobras anuncia novo aumento nas refinarias

Reajuste passa a valer nesta terça-feira (26) para gasolina e diesel

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Layout

Software