X

Cotidiano

Muro do Cemitério do Saboó desaba em Santos

Prefeitura e empreiteira responsável por obra no local decidiram pela demolição da parte lateral, na Rua Pio XII

Da Reportagem

Publicado em 03/09/2021 às 17:51

Atualizado em 04/09/2021 às 01:33

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cemitério da Filosofia, no Saboó, estava em obras / Antonio Marcos Guerbale Junior

O muro do Cemitério do Saboó, em Santos, está no chão. A parte lateral da estrutura, que fica na Rua Pio XII, foi demolida na tarde desta sexta-feira (03). A queda deixou túmulos expostos, que podem ser vistos por quem está fora do local, e assustou moradores da região.

Segundo a Prefeitura, tendo em vista as condições precárias identificadas, com fundações comprometidas, a Secretaria de Serviços Públicos (Seserp) e a empreiteira Dekton Engenharia e Construção, por decisão técnica, decidiram derrubar o muro que faz limite com a Rua Pio XII. A empreiteira foi contratada mediante concorrência pública para a reconstrução do Jazigo 1, com 480 lóculos, que, erguido nas primeiras décadas do século passado e depois ampliado, apresentava risco de desabamento.

Construído com tijolos e sem cimento, o jazigo em formato de 'L', com 500m lineares, localizado à direita da Capela Nossa Senhora da Piedade, começou a ser demolido no dia 2 de agosto. Com a reconstrução, a ser finalizada em janeiro, o jazigo ganhará mais 60 carneiras, passando a oferecer 540 unidades, inclusive para obesos.

A Administração informou ainda que a demolição do jazigo e os nomes dos ocupantes dos lóculos foram publicados no Diário Oficial em duas ocasiões, para informação aos familiares. Também foram expedidas cartas com Aviso de Recebimento (AR) e contatos por telefone, em um trabalho que se prolongou por seis meses. As lápides dos túmulos e os despojos, devidamente identificados e retirados manualmente, estão guardados. Segundo a Prefeitura, o Jazigo 1 não contava com lóculos perpétuos.

 

Queda de muro deixou os túmulos do Cemitério do Saboó expostos

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Mongaguá

Ex-detento tenta entregar celulares em penitenciária em Mongaguá

homem foi detido com 35 celulares em uma mochila

Diário Mais

Conheça a verdadeira história do vulcão do bairro Macuco, em Santos

A lenda é do ano de 1896 e causou pânico à sociedade da época

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter