Cotidiano

Municípios da Baixada Santista avançam na diversidade

Secretaria de Saúde Pública de Praia Grande está presente na Semana da Diversidade Sexual que ocorre até sexta-feira (16)

Carlos Ratton

Publicado em 14/09/2022 às 07:00

Compartilhe:

Haverá diversas atividades da cultura LGBT durante a Semana de Diversidade Sexual de Praia Grande / Divulgação

Enquanto em Guarujá a Câmara de Vereadores perde tempo em discutir a inconstitucionalidade de um projeto de lei que proíbe a distribuição, exposição e divulgação de material didático contendo manifestação da ideologia de gênero (termo nem mais usado) nos locais públicos e entidades de ensino do Município, incluindo até locais privados de acesso ao público, em Praia Grande, ocorre o oposto.

A Secretaria de Saúde Pública (Sesap) de Praia Grande está presente na Semana da Diversidade Sexual que ocorre até sexta-feira (16), com atrações gratuitas em vários pontos da cidade. Realizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, o evento é feito em parceria com a Associação da Parada do Orgulho LGBT de Praia Grande e outros coletivos do Município.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Profissionais da pasta farão ações de conscientização, acolhimento e orientação sobre o Setembro Amarelo, mês da prevenção ao suicídio. Além disso, a equipe do Programa Municipal de IST/Aids e Hepatites Virais do SAE (Serviço de Atendimento Especializado) disponibilizarão para a população testagem rápida para HIV, sífilis, hepatite B e C, além da distribuição de preservativos masculinos e femininos, materiais informativos e orientação.

As ações da Saúde ocorrerão nesta quarta-feira (14), durante a realização do Miss e Mister Praia Grande Gay Oficial 2022, e na sexta-feira (16), no decorrer da Drag Revelação 2022, ambos a partir das 20 horas no Palácio das Artes.

No Brasil são registrados cerca de 13 mil suicídios por ano, segundo o relatório Suicide Worldwide in 2019, publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Conforme a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), 98% dos suicídios estão relacionados a distúrbios mentais. A depressão está no topo das causas, seguida do transtorno bipolar e do abuso de substâncias. Por isso, é importante abordar o assunto e oferecer ajuda a quem necessita.

Praia Grande possui uma rede psicossocial completa para atendimento em saúde mental. São dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps II) Boqueirão e Mirim, dividindo a Cidade em duas regiões, o Caps Infantil (Caps i) e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III) 24 horas. Os locais contam com médico, psiquiatra, psicólogo, terapeuta ocupacional, equipe de enfermagem.

As Unidades de Saúde da Família (Usafas) também são importantes neste processo de atendimento. A Sesap realizou uma série de treinamentos com os médicos dessas unidades para que estes locais pudessem atender casos de pequena gravidade. Desta forma, os Caps Boqueirão e Mirim têm condições de realizar os tratamentos mais específicos e desenvolver seus programas relacionados a sociabilização do indivíduo.

O Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção (CTAP) de Praia Grande disponibiliza preservativos e testes para HIV, sífilis e hepatites B e C gratuitamente, além de encaminhar pacientes para o Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Ambos os equipamentos ficam na Rua Cidade de Santos, 89, 1º andar – Boqueirão. O horário de atendimento para a realização dos testes é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 15h30.

O SAE é referência em Praia Grande, reunindo médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais especializados em HIV/Aids, hepatites, e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). As Usafas da Cidade também oferecem testes rápidos. Basta a pessoa procurar a unidade com o cartão do posto e a equipe de saúde da família vai fazer o acolhimento do paciente e agendar a testagem.

GUARUJÁ. 

Em Guarujá, a proposta do vereador evangélico Wagner dos Santos Venuto, conhecido popularmente como Waguinho Fé em Deus (União Brasil), foi rechaçada pelos demais vereadores, que garantiram que o projeto não vai à votação. 

Waguinho Fé em Deus, por sua vez, já disse, em plenário, que vai insistir, deixando seus pares contrariados por conta da exposição desnecessária do Legislativo sobre um assunto já decidido pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

LITORAL SUL DO RIO

Paraty ficou 'embaixo d'água' neste domingo, mas isso é normal

Em certas épocas do ano a maré alta acontece, e a cidade está preparada para o fenômeno; entenda a maré alta de Paraty

LITORAL PAULISTA

Polícia prende homem com 'supermaconha' e réplica de fuzil no litoral de SP

Acusado foi encontrado com pedras de crack, skunk, cocaína e uma réplica de fuzil

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter