Munícipe de Santos denuncia suposta fraude no PS Central

Ao levar a filha à unidade que fica anexa à Santa Casa, foi atendida por uma médica que utilizava o carimbo de um colega de profissão do sexo masculino – um médico

A munícipe Mirian Ferreira, moradora da Alemoa, em Santos, acabou passando por uma situação constrangedora no Pronto-Socorro Central, que pode caracterizar fraude no atendimento público. Ao levar a filha à unidade que fica anexa à Santa Casa, foi atendida por uma médica que utilizava o carimbo de um colega de profissão do sexo masculino – um médico.

Continua após a publicidade

Ontem, o Diário localizou Mirian, que mora na Travessa São Jorge. Ela contou que na última quarta-feira (27) levou a filha de 13 anos na unidade porque a menina estava com retenção de líquido – não conseguia urinar e nem andar. Após ser atendida por uma unidade do Samu, mãe e filha foram encaminhadas ao PS, onde a menina foi atendida na emergência.

“O resultado dos exames só iriam sair à meia-noite. Então, eu pedi para voltar para casa para comer, pegar dinheiro e mais tarde retornar. A médica – branca de cabelos longos, olhos claros – tirou um carimbo do bolso, carimbou minha guia e rubricou. Foi quando eu li na ficha que o carimbo era de um médico. Eu perguntei o nome dela e ela me disse para não fazer questionamentos”, disse Mirian.

Continua após a publicidade

A munícipe disse que, quando chegou no PS, percebeu que naquele plantão não tinha médicos. Os homens eram socorristas. Todo o atendimento foi realizado por uma médica. “Eu conversei depois com meu marido e aí percebi que poderia ser uma fraude. Por isso, decidi fazer o alerta”, finaliza.

Prefeitura

Continua após a publicidade

A Secretaria de Saúde informou ontem que paciente chegou e foi prontamente atendida na sala de emergência pelo médico, que preencheu, assinou e carimbou a ficha em horário próximo ao término de seu plantão. A continuidade do atendimento foi feita pela médica que entrou no plantão seguinte.

Diante da divergência entre o que foi informado pela equipe médica e o declarado pela mãe da paciente, a Secretaria de Saúde vai abrir procedimento interno para apuração dos fatos. Em caso de reclamação, sugestões ou dúvidas, pedimos que os munícipes entrem em contato com a Ouvidoria da Saúde, que atende pelo telefone 0800-7700 732.