X

Cotidiano

MSF diz que 130 mil fugiram do norte da Síria

"Tendo em vista a magnitude das necessidades dessas pessoas desalojadas, a ajuda humanitária é insuficiente", disse o MSF em comunicado

Publicado em 25/10/2013 às 12:34

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Dezenas de milhares de pessoas fugiram da comarca de Al Safira, norte da Síria, por causa de um bombardeio incessante na região, informou a organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) nesta sexta-feira.

Segundo o MSF, que tem funcionários trabalhando na Síria, cerca de 130 mil pessoas deixaram a comarca, que fica na província de Alepo, dentre elas praticamente todos moradores da cidade de Al Safira, centro administrativo da comarca de mesmo nome.

Esses refugiados se somam aos milhões que tiveram de deixar suas casas desde que a brutal repressão contra protestos, inspirados pela Primavera Árabe, se transformaram numa guerra civil que já deixou cerca de 115 mil mortos.

"Tendo em vista a magnitude das necessidades dessas pessoas desalojadas, a ajuda humanitária é insuficiente", disse o MSF em comunicado.

Os refugiados se somam aos milhões que tiveram de deixar suas casas desde que a brutal repressão contra protestos se transformaram numa guerra civil (Foto: Dviulgação)

Marie-Noelle Rodrigue, chefe de operações do MSF, disse que "ataques extremamente violentos" em Al Safira desde 8 de outubro forçaram os que já haviam fugido da violência em outras partes a escapar novamente.

"Essas pessoas chegam em áreas que já abrigam um grande número de desalojados e onde os raros agentes humanitários enfrentam enormes necessidades", disse ela em comunicado.

Segundo a organização, as pessoas que chegam à cidade de Manbij - a nordeste de Al Safira - foram levadas para fazendas próximas, para um acampamento improvisado num estacionamento que tem apenas uma latrina, ou para prédios inacabados que não têm portas ou janelas. O MSF lembra que o inverno na região se aproxima.

Confrontos

O Observatório Sírio pelos Direitos Humanos informou que curdos combatem rebeldes jihadistas numa cidade do nordeste que faz fronteira com o Iraque, no nordeste do país.

O grupo, que é sediado em Londres, disse que milicianos curso entraram em Yaaroubiyeh nesta sexta-feira e entraram em confronto com integrantes de grupos ligados à Al-Qaeda, dente eles o Jabhat al-Nusra e o Estado Islâmico do Iraque e do Levante.

De acordo com o grupo, os confrontos deixaram mortos e feridos dos dois lados, mas não há detalhes. Outro grupo ativista, os Comitês de Coordenação Locais, disse que pelos menos duas pessoas foram mortas.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cubatão

105 escrituras definitivas são entregues a moradores da Vila Natal, em Cubatão

Evento faz parte do processo de regularização fundiária que vem sendo implementado no município desde 2017

Santos

Grupo de caminhada em policlínica de Santos, irá recomeçar nesta quarta (24)

Ao chegar na policlínica, o munícipe será cadastrado na unidade para o acompanhamento da saúde

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter