Movimentos estão em campanha de ampliação do funcionamento da unidade da Vila Gilda do Bom Prato, aos finais de semana / Divulgação
Continua depois da publicidade
Entidades estudantis da Baixada Santista, apoiadas por coletivos de juventude, movimentos sociais e moradores da periferia de Santos estão em campanha de ampliação do funcionamento da unidade da Vila Gilda do restaurante Bom Prato, aos finais de semana.
Atualmente, a unidade, localizada na Avenida Brigadeiro Faria Lima, s/nº, na Zona Noroeste, funciona apenas de segunda a sexta-feira.
Continua depois da publicidade
Recentemente, uma ação social neste sentido foi realizada no Instituto Arte no Dique.
A iniciativa foi do Centro dos Estudantes de Santos e Região (CES) e do Diretório Central dos Estudantes da UNIP, ao lado do Núcleo de Liderança de Mulheres da Zona Noroeste (Nuclim), coletivo Jovens pela Zona Noroeste (ZN) e União Brasileira de Mulheres (UBM Santos), entre outros coletivos de estudantes.
Continua depois da publicidade
Foi realizado um almoço comunitário com a entrega de mais de 400 refeições e a distribuição de "kits", totalizando mais de meia tonelada de alimentos, além da apresentação cultural do grupo formado pelo Nuclim, Mulheres da Maré, que se dedica ao Carimbó, ritmo e dança com raízes no estado do Pará.
Os donativos foram arrecadados durante o "trote solidário" em Santos, realizado pelos estudantes da Universidade Paulista (UNIP) no início do ano letivo.
No último ano, o Bom Prato do Dique da Vila Gilda teve seu diretor investigado.
Continua depois da publicidade
Segundo o presidente do CES, Matheus Café, aluno de Letras do Instituto Federal em Cubatão, as universidades precisam ajudar a combater as desigualdades sociais do País.
"Não dá mais para aceitar uma realidade muito desigual. Por isso, estamos promovemos essa atividade, sobretudo, para a importância da abertura do Bom Prato também nos finais de semana", afirmou na ocasião.
Morador do bairro Alemoa, Café ressalta que se trata de uma causa justa porque é uma demanda importante para quem mora na Zona Noroeste.
Continua depois da publicidade
"A gente não sente fome só nos dias de semana. O Bom Prato precisa estar aberto todos dias e essa ação mostra que existe demanda para isso", constatou.
Para Douglas dos Anjos, representante do coletivo Jovens pela ZN, grupo oriundo do antigo Centro da Juventude (rebatizado de Ceconv Rádio Clube), que cobra melhorias nos serviços públicos na região.
"É extremamente importante que o Bom Prato abra aos finais de semana, abra à noite, como era na pandemia". O educador social também disse que há problemas estruturais na unidade Vila Gilda que o coletivo estaria acompanhando.
Continua depois da publicidade
"Também estamos nessa ação para garantir a segurança alimentar, que é uma questão muito importante para as famílias e um direito de todos. Essa é uma reivindicação antiga que o Bom Prato abra todos os finais de semana e vamos todos juntos nessa luta", conclamou a coordenadora da UBM em Santos, Nadia Cristina.
"Nós também fazemos parte do Movimento ZN para todos e estamos juntos nessa atividade porque consideramos importante essa pauta para nossa comunidade. Vamos continuar na luta por uma sociedade mais igualitária e para que viver aqui seja bom tanto quanto é para quem vive no outro lado da cidade", defendeu a presidenta do Nuclim e moradora do Rádio Clube, Diná Lisboa.
Em 2023, 21 unidades do Bom Prato em Santos passaram a funcionar nos finais de semana.
Continua depois da publicidade
Essa iniciativa do movimento estudantil, com apoio de moradores, juventude e lideranças da Zona Noroeste, e do 'Movimento ZN pra todos', abre nova fase da reivindicação para que a unidade do restaurante Bom Prato no Dique da Vila Gilda, em Santos, também funcione aos sábados, domingos e feriados.
O 'Movimento ZN pra todos' foi criado em 2023 por lideranças, sindicalistas e moradores inspirados pela ação solidária da moradora Josefa Brito, a Dona Zefa, que, uma vez por mês, produzia e distribuía aproximadamente 100 marmitas à comunidade do Caminho São Sebastião.
Os estudantes lembram que a ex-secretária municipal de Desenvolvimento Social, Audrey Kleys (hoje vice-prefeita), que ocupou o cargo de maio de 2023 a abril de 2024, sucedida pelo adjunto da pasta, Humberto Martinez de Souza, dizia reconhecer a importância da unidade para o Dique da Vila Gilda.
Continua depois da publicidade
Neste 2º mandato do prefeito Rogério Santos, o secretário é Elias Júnior, mas o Bom Prato segue fechado nos sábados, domingos e feriados.
Procurada, A Prefeitura de Santos informa que a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) está em tratativas com o Governo do Estado para ofertar o atendimento na referida unidade também aos fins de semana.