Cotidiano

Movida a energia solar, van leva cinema ao São Manoel

Programação acontece das 18h30 às 19h30 na Praça da Quadra Poliesportiva, com exibições de premiados curtas e do longa-metragem “O Milagre de Santa Luzia”

Da Reportagem

Publicado em 05/10/2017 às 11:01

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

O Cinesolar utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes / Israel Barreto/Divulgação

Continua depois da publicidade

Um cinema itinerante, que cruza as estradas do país exibindo filmes a partir da energia solar. Essa é a ideia central do Cinesolar, projeto que estaciona em Santos hoje, com apresentações gratuitas no Jardim São Manoel. A programação acontece das 18h30 às 19h30 na Praça da Quadra Poliesportiva, com exibições de premiados curtas e do longa-metragem “O Milagre de Santa Luzia”, dirigido por Sérgio Roizenblit, uma viagem pelo Brasil que toca sanfona, conduzida por Dominguinhos, principal sanfoneiro vivo do País.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

O Cinesolar utiliza energia limpa e renovável para exibições de filmes, unindo arte, cinema e sustentabilidade. Tudo funciona a partir de uma van equipada com placas solares que possibilitam, através de um sistema conversor de energia solar para elétrica, a exibição de filmes e apresentações artísticas. No interior do veículo, há 100 assentos para o público, telão com metragem de 200 polegadas, sistema de projeção e som e até um estúdio de gravação. Quando chegam aos locais de exibição tudo é retirado da van e o cinema é montado em lugares como praças públicas e quadras esportivas. Haverá também distribuição gratuita de pipoca para que as pessoas possam ter uma experiência completa da ida a uma sessão de cinema.

Continua depois da publicidade

“O Brasil tem um incrível potencial em energias renováveis. E por que não se beneficiar no campo do entretenimento, das artes e da cultura? Nosso objetivo é, além de democratizar o acesso à produção audiovisual nacional, trabalhar com ações sustentáveis que multipliquem a conscientização ambiental e mostrem a força que a energia solar tem por aqui”, diz Cynthia Alario, idealizadora e coordenadora do projeto.

Durante o evento acontece também a Eco Estúdio Solar - exposição tecnológica sustentável, com apresentação da van Cinesolar Tupã e do projeto como um todo. Dentro da van, infográficos e monitores mostram como funciona o carro e são passadas informações sobre os princípios básicos da energia solar (por exemplo: como a energia solar se transforma em energia elétrica). Além disso, são mostrados produtos de sustentabilidade e tecnologias renováveis, com aplicações práticas no dia-a-dia, como um instigante relógio de batatas.

Continua depois da publicidade

Essa será a segunda etapa da passagem do projeto pela cidade: no último dia 28 de setembro, o Cinesolar esteve na Praça Nicolau Geraigire,  também no Jardim São Manoel, para realizar a Oficinema Solar (Oficina de Cinema), evento fechado, voltado a 30 alunos de escolas da região. Além de participarem de uma introdução ao audiovisual e de desenvolver um roteiro de cinema, durante a oficina os jovens produziram um curta-metragem, que será exibido hoje, junto com os outros filmes da programação.  

Projeto

Desde o início das atividades, em 2013, o Cinesolar, em seus diversos circuitos, realizou 455 sessões e 139 oficinas em 249 cidades do Brasil, ultrapassando 71 mil espectadores. A economia de energia elétrica chega a 171 KW, equivalente a mais de três mil horas de uma geladeira ligada. Além de realizar sessões sustentáveis, as temáticas dos filmes trazem a sustentabilidade à tona. Essa é a segunda passagem do projeto pela cidade.

Continua depois da publicidade

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software