X

Cotidiano

Mourão muda lei após pressão de ambulantes

No projeto anterior, a Prefeitura havia suspendido por 180 dias a renovação das licenças, mesmo em vigência, para venda de produtos em todo o Município

Carlos Ratton

Publicado em 06/12/2017 às 10:45

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Além do novo prazo - 29 de dezembro - ficou transferido para junho do ano que vem a renovação das licenças, que só serão concedidas aos ambulantes que passaram pelo recenseamento da Prefeitura de Praia Grande / Rodrigo Montaldi/DL

A pressão via redes sociais, em manifestações nas ruas, inclusive em frente ao Paço Municipal e, ontem de manhã, dentro e fora da Câmara deu o resultado. O prefeito Alberto Mourão (PSDB), após reunião com os vereadores, apresentou um novo projeto de lei complementar, já aprovado pelo Legislativo, dando até o último dia útil de dezembro (29) para que todos os ambulantes da cidade compareçam à Secretaria de Finanças da Prefeitura para efetuar um recenseamento. No projeto anterior, a Prefeitura havia suspendido por 180 dias a renovação das licenças, mesmo em vigência, para venda de produtos em todo o Município, principalmente na orla da praia, causando revolta geral.

Além do novo prazo, ficou transferido para junho do ano que vem a renovação das licenças, que só serão concedidas aos ambulantes que passaram pelo recenseamento. Para isso, é preciso os seguintes documentos: cédula de identidade; comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do Ministério da Fazenda; título de eleitor de Praia Grande; cadastro realizado na Unidade de Saúde da Família (USAFA) com no mínimo seis meses; duas fotos 3X4 (para cartão de identificação de ambulante e, ainda, conta de luz ou matrícula do filho em escola do Município. Os ambulantes que exercem suas atividades na orla da praia e que não possuem licença de funcionamento deverão fazer o recenseamento, devendo comprovar que regularmente exercem a atividade. A permissão de retorno ao trabalho pode sair até em quatro dias.

A Diretora do Sindicato dos Microempreendedores Individuais e Ambulantes de Praia Grande (Sindmei) – Graziele Cilento, presente na Câmara ontem com dezenas de ambulantes estava mais tranquila com o recuo do projeto anterior. “Uma batalha vencida e resultado da união de toda a categoria. O projeto anterior era injusto pois suspendia por 180 dias as licenças até de quem estava regularizado. Era uma situação injusta para quem trabalha o ano todo na Cidade. O prefeito e muitos vereadores se elegeram com os votos dos ambulantes e, até ontem, estavam prestes a aprovar um projeto que iria prejudicar centenas pais e mães de família”, comentou.

O líder do Governo na Câmara, vereador Leandro Rodrigues Cruz, o Leandro Avelino (PSB), disse que houve equívocos de interpretação da proposta anterior. “Na verdade, a ideia já era de se fazer um recenseamento de ambulantes. O artigo dois já permitia o recadastramento imediato. Era uma questão de leitura. Em nenhum momento o objetivo foi de impedir que os ambulantes trabalhassem. É importante também ressaltar que não haverá concessões de novas licenças e nem a garantia de que todos os recenseados serão contemplados, pois sabemos que existem pessoas que nunca trabalharam no Município.

A Prefeitura vai priorizar quem é de Praia Grande, com trabalho de ambulante comprovado”, afirma o parlamentar.

Leandro Avelino revelou um levantamento realizado pela subsecretaria de Ação e Cidadania de Praia Grande que apontou a existência de 552 ambulantes regularizados para trabalhar na orla da praia. “No entanto, 168 licenças, até agora, não foram retiradas na Prefeitura. A gente não entende como isso pode estar ocorrendo”, finaliza.

24 horas

O vereador Alexandre Correa Comin (PTB), um dos parlamentares contrários ao projeto anterior e que chegou a discutir, em plenário com Leandro Avelino, disse que a Administração voltou atrás por conta somente dos ambulantes. “O projeto era para tirar os ambulantes da praia. Esse novo projeto foi apresentado de afogadilho, contrariando o regimento interno da Casa, que exige 24 horas de prazo para uma avaliação de um novo projeto. Então, vou ficar atento para que os ambulantes não sejam prejudicados em função disso”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Maior reservatório de água do Hemisfério Sul fica na Baixada Santista; conheça

O Reservatório-Túnel Santa Tereza/Voturuá foi construído há 35 anos e abastece Santos e São Vicente. Veja fotos

Polícia

Procurado por furtos a condomínios de luxo em Santos é preso

O suspeito foi apontado como um dos participantes de furtos em apartamentos no Gonzaga, Boqueirão e Embaré em 2023

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter