Motoristas podem ser multados em pedágios por conta da tag; entenda

Recurso facilita no pagamento nos pedágios e estacionamentos, mas ainda pode gerar multa

Normalmente colado no para-brisa, é pela tag que é feita a comunicação com a cancela e feita a liberação sem a necessidade de parar para fazer o pagamento

Normalmente colado no para-brisa, é pela tag que é feita a comunicação com a cancela e feita a liberação sem a necessidade de parar para fazer o pagamento | Eixo SP/Divulgação

Um recurso muito utilizado pelos motoristas em seus veículos é o adesivo tag, que facilita no pagamento automático em pedágios e estacionamentos.

Continua após a publicidade

Normalmente colado no para-brisa, é por intermédio dela é feita a comunicação com a cancela e feita a liberação sem a necessidade de parar para fazer o pagamento. Só que mesmo sob o porte delas, os condutores ainda podem ser multados ao passagem nos pedágios.

A situação ocorre quando o pagamento não consta no sistema da concessionária da via pública, pela qual consequentemente é gerada uma multa por evasão de pedágio.

Continua após a publicidade

Caso ocorra isso, o motorista pode recorrer a multa e comprovar o pagamento automático, além de requerer uma compensação pelos danos morais. 

O que pode fazer a tag não funcionar?

Os motivos são diversos, e vão de problemas técnicos até falta de saldo. Por isso, é necessário pedir auxílio de um atendente para resolver essa questão, uma vez que o condutor pode ser punido se passar pela cancela sem pagar (mesmo se ele não tiver culpa do erro).

Continua após a publicidade

Como verificar as multas

As verificações podem ser realizadas nos canais de atendimento da concessionária responsável pela rodovia em questão como a CCR Rodovias, EcoRodovias, entre outras.

As multas são aplicadas por intermédio da fiscalização por agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) ou de equipamentos de videomonitoramento da concessionária.

Continua após a publicidade

O recurso contra multas aplicadas em rodovias federais podem ter a contestação feita à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). 

No caso das rodovias estaduais e municipais, o órgão autuador é o responsável.