Cotidiano

Motoristas podem acelerar até 250 km/h neste trecho de estrada; veja onde

A região tem limite de velocidade mais que o dobro do padrão nacional, mas é exclusiva para carros aprovados por autoridades de trânsito

Giovanna Camiotto

Publicado em 19/11/2025 às 17:35

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Essa estrada se tornou um ponto de teste crucial para fabricantes de veículos de alta performance / Pexels

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Há uma estrada na África do Sul que se tornou um ponto de teste crucial para fabricantes de veículos de alta performance. Um trecho de 120 km na rodovia N14, entre a Kakamas e o Pofadder, ostenta um limite de velocidade de 250 km/h, mais que o dobro do padrão nacional de 120 km/h para rodovias.

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No entanto, a velocidade máxima de 250 km/h é permitida apenas para veículos autorizados pelas autoridades de trânsito locais. Os sinais de alerta amarelos, claramente visíveis no início e fim da seção, trazem a inscrição: "Atenção. Somente veículos autorizados para teste de velocidade nos próximos 120 km".

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Os carros aprovados ostentam um adesivo amarelo brilhante que confirma a permissão para testes de alta velocidade e podem atingir os 250 km/h legalmente. Para os demais motoristas, o limite padrão de 120 km/h permanece em vigor.

O uso do celular ao volante é uma das principais causas de acidentes. Tirar os olhos da estrada por poucos segundos a 100 km/h é como dirigir um campo de futebol inteiro vendado/Pexels
O uso do celular ao volante é uma das principais causas de acidentes. Tirar os olhos da estrada por poucos segundos a 100 km/h é como dirigir um campo de futebol inteiro vendado/Pexels
Reduza a velocidade e aumente a distância do veículo à frente. Em caso de aquaplanagem (perda de contato do pneu com o asfalto), mantenha a calma, segure firme o volante e não freie bruscamente/Pexels
Reduza a velocidade e aumente a distância do veículo à frente. Em caso de aquaplanagem (perda de contato do pneu com o asfalto), mantenha a calma, segure firme o volante e não freie bruscamente/Pexels
Se sentir sono, pare imediatamente em local seguro. Cansaço reduz o tempo de reação e a atenção, aumentando drasticamente o risco de acidentes. Não insista: descanse antes de seguir viagem/Pexels
Se sentir sono, pare imediatamente em local seguro. Cansaço reduz o tempo de reação e a atenção, aumentando drasticamente o risco de acidentes. Não insista: descanse antes de seguir viagem/Pexels
Manutenção em dia salva vidas! Verifique regularmente a calibragem, o estado dos pneus, o nível do óleo e o funcionamento dos freios e luzes. Um veículo bem cuidado é o seu primeiro item de segurança na estrada/Pexels
Manutenção em dia salva vidas! Verifique regularmente a calibragem, o estado dos pneus, o nível do óleo e o funcionamento dos freios e luzes. Um veículo bem cuidado é o seu primeiro item de segurança na estrada/Pexels
O excesso de velocidade diminui o seu tempo de reação e aumenta a gravidade de qualquer colisão. Lembre-se: o limite de velocidade é o máximo permitido, não a velocidade obrigatória para todas as condições/Pexels
O excesso de velocidade diminui o seu tempo de reação e aumenta a gravidade de qualquer colisão. Lembre-se: o limite de velocidade é o máximo permitido, não a velocidade obrigatória para todas as condições/Pexels

Ideal para testes de estresse

A combinação da alta velocidade permitida e as condições climáticas quentes da área tornam o local ideal para as fabricantes submeterem seus veículos a testes de estresse sob calor extremo. Além disso, a baixa densidade populacional da região mantém as estradas em excelentes condições devido ao uso esporádico.

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Grandes montadoras, incluindo Bugatti, Porsche e BMW, já utilizaram o trecho. Modelos notáveis, como o Bugatti Veyron 16.4 Grand Sport Vitesse, o Porsche Panamera e diversos modelos da BMW, realizaram testes de velocidade na N14.

Controvérsia sobre limites de velocidade

Enquanto essa rodovia permite velocidades altíssimas para fins específicos, o debate sobre os limites de velocidade é um tema sensível no país. Em 2022, a Road Traffic Management Corporation (RTMC) chegou a propor uma redução generalizada de 10 km/h em todos os limites, o que faria o limite de rodovias cair para 110 km/h.

No entanto, a Automobile Association of South Africa (AA) não apoiou a proposta, argumentando que mudanças desse tipo devem ser baseadas em uma abordagem mais holística e que a má infraestrutura das estradas e o desrespeito às leis de trânsito são problemas mais urgentes para reduzir fatalidades.

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Especialistas apontam que a fiscalização de velocidade é mais simples e lucrativa para o Estado, mas não há evidências de que apenas a redução do limite resolva o problema de segurança viária.

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