Prefeitura de Guarujá prepara a implantação da Faixa Azul exclusiva para motociclistas / Marcelo Pereira/SECOM
Continua depois da publicidade
A Prefeitura de Guarujá, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), prepara a implantação da Faixa Azul, projeto voltado à segurança de motociclistas nas vias da Cidade.
A iniciativa, que deve sair do papel em 2026, será encaminhada à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) ainda este ano.
Continua depois da publicidade
O plano prevê a implantação nas avenidas Dom Pedro I, na Enseada, e Santos Dumont, em Vicente de Carvalho — duas das principais vias de tráfego intenso do município.
O objetivo é reduzir acidentes envolvendo motos, que representam a maior parte dos casos de trânsito em Guarujá e no país, especialmente após o crescimento das entregas por aplicativo nos últimos anos.
Continua depois da publicidade
Veja também: Santos terá faixas exclusivas para motos; veja onde elas podem ser criadas e o que muda
Segundo o prefeito Farid Madi, desde o início da gestão há uma prioridade clara em adotar medidas para proteger motociclistas e pedestres.
“Desde que assumi a Prefeitura, ordenei que a Semob realizasse estudos para a instalação da Faixa Azul. Guarujá tem uma frota muito grande de motocicletas, mas é preciso adotar soluções técnicas com consciência, para proteger vidas no trânsito”, afirmou o prefeito.
Continua depois da publicidade
A equipe técnica da Semob já realizou duas reuniões com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) de São Paulo, que implantou o modelo experimental na capital paulista.
Veja também: Cidade do Litoral de São Paulo implanta faixa exclusiva para motociclistas
De acordo com dados da CET, a Faixa Azul tem apresentado queda significativa nos índices de acidentes nas avenidas onde foi implementada.
Continua depois da publicidade
O secretário de Mobilidade Urbana, Rodrigo Sales, explica que o projeto passa agora pela fase de engenharia de tráfego.
“Primeiro é feito o estudo técnico para definir as vias viáveis e a largura adequada. Depois disso, o projeto é encaminhado à Senatran para aprovação”, detalhou.
Como a Faixa Azul ainda não está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cada implantação depende de autorização especial da Senatran.
Continua depois da publicidade
Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados propõe incluir oficialmente o modelo no CTB, permitindo que mais municípios adotem a medida de forma definitiva.