Mostra itinerante do Museu da Língua Portuguesa vem para Santos em abril

A atividade fica em cartaz até o dia 6 de maio, com visitação de terça-feira a sábado, das 9h às 18h, e nos domingos, das 10h às 18h

Comentar
Compartilhar
20 MAR 2018Por Da Reportagem21h38
A mostra itinerante do Museu da Língua Portuguesa estará em Santos em abrilFoto: Divulgação/PMS

A partir do dia 6 de abril, o Museu do Café (Rua XV de Novembro, 95, Centro Histórico) recebe a exposição gratuita itinerante Estação da Língua Portuguesa, que exibe acervos do Museu da Língua Portuguesa, instituição dedicada ao idioma (em reconstrução após incêndio).

A atividade fica em cartaz até o dia 6 de maio, com visitação de terça-feira a sábado, das 9h às 18h, e nos domingos, das 10h às 18h (com entrada até 17h).

Pela segunda vez em Santos, a mostra, aberta ao público, traz conteúdos inéditos, que conversam com a museologia contemporânea e com a rica expografia de sons e imagens do Museu da Língua Portuguesa, que apresenta a linguagem como patrimônios imaterial, vivo e dinâmico.

Na área externa, a Torre Estação da Língua Portuguesa dá boas-vindas aos visitantes. Em As Origens, uma instalação cenográfica remete à ideia de estação ferroviária e de viagem de trem. Versos de Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade e Arnaldo Antunes, iluminados com LED em um painel metálico, convidam o público a entrar na exposição.

A viagem do idioma começa com um vídeo animação que mostra a formação da língua portuguesa e as rotas marítimas dos portugueses, que levaram o idioma para outras terras. Animação, narração e trilha sonora foram criadas especialmente para a mostra.

Reconstrução

Em 10 anos de funcionamento, o Museu da Língua Portuguesa, na Capital paulista, recebeu cerca de 4 milhões de visitantes. Primeiro do mundo totalmente dedicado a um idioma, trouxe ao País um novo conceito museográfico, que alia tecnologia e educação. O local foi atingido por incêndio em dezembro de 2015 e atualmente está em reconstrução. A previsão de reabertura é 2019.