Mostra em São Vicente celebra os 38 anos da série Star Wars

Celebrando a série, o artista Alexandre Valença Alves Barbosa, o Bar, apresenta suas miniaturas entre os dias 23 e 29 nas Oficinas Culturais

Comentar
Compartilhar
18 MAI 201515h05

"É um período de guerra civil. Partindo de uma base secreta, naves rebeldes atacam e conquistam sua primeira vitória contra o perverso Império Galático", são as palavras que introduzem a célebre saga Star Wars lançada em 25 de maio de 1977. Celebrando a série, o artista Alexandre Valença Alves Barbosa, o Bar, apresenta suas miniaturas a partir do próximo sábado (23) até dia 29 nas Oficinas Culturais Prof. Oswaldo Névola Filho (Rua Ten. Durval do Amaral, 72 - Catiapoã).

Arrecadando mais de 30 bilhões de dólares, o fenômeno mundial idealizado por George Lucas tem estreia prevista ainda neste ano de sua terceira trilogia nos cinemas, agora pela Walt Disney. A narrativa da família Skywalker se incorpora tanto na cultura popular, que o Dia do Orgulho Geek comemorado em diversos países é justamente a sua data de lançamento.

Além de ser afamada nas telonas, a guerra estelar também tem sua marca em desenhos, roupas, brinquedos e peças para colecionadores. A lendária Millenium Falcon pilotada pelos contrabandistas Han Solo e Chewbacca, a X-Wing dirigida por Luke Skywalker e o arsenal de caças TIE defendendo a tirania de Darth Vader. Estas e outras naves em formato miniatura estarão expostas em São Vicente, confeccionadas em borracha de EVA por Bar.

Bar tem mestrado na USP em ilustrações e é professor na Universidade Santa Cecília, Centro Universitário Monte Serrat e Universidade Católica de Santos. Ele já trabalhou na imprensa como ilustrador e chargista, publicou livros históricos em HQs e também atua em modelagens e ilustrações 3D, além de se especializar em produção multimídia. A exposição é uma iniciativa da Secretaria da Cultura (Secult) de São Vicente com apoio da Associação dos Artistas.

Mostra em São Vicente celebra os 38 anos da série Star Wars (Foto: Divulgação)