Cotidiano

Mostra de fotos celebra a paz e união entre Brasil e Japão

A exposição de fotografias de celular explora a 'Paz' como tema central

Da Reportagem

Publicado em 06/09/2018 às 21:00

Compartilhe:

A mostra é fruto de uma ação fotográfica promovida pelos membros da TUmobgrafia / Divulgação/PMS

Em homenagem aos 110 anos da Imigração Japonesa no Brasil, ao Dia Municipal da Luta pelo Desarmamento Nuclear e pelo movimento permanente pela Cultura de Paz, será lançada na quinta (13), às 19h, a mostra fotográfica #TUnasaguasdapaz, na Associação Japonesa de Santos (AJS), à Rua Paraná, 129 – Vila Mathias.

A exposição de fotografias de celular explora a "Paz" como tema central. A iniciativa é uma parceria da AJS com o coletivo Tumobgrafia, a Biografia Foto Estúdio e a Coordenadoria de Assuntos Internacionais da Prefeitura, parte das iniciativas do Município como membro da Rede Internacional Prefeitos pela Paz. Recebeu o apoio das Secretarias de Esporte e de Cultura.

A mostra é fruto de uma ação fotográfica promovida pelos membros da TUmobgrafia, iniciada durante o I Festival Náutico pela Paz, realizado em Santos no início de agosto e que reuniu 250 surfistas participantes do Festival Longboard Feminino Prancha Oca e 150 remadores de todas as oito escolas de remo santistas e uma do Guarujá. O ato pacífico ocorreu em memória às vítimas dos ataques nucleares da Segunda Guerra Mundial, em Hiroshima e Nagasaki, no Japão.

Águas

Durante a Cerimônia das Águas, uma amostra do mar de Santos, coletada na Ponta da Praia, foi levada em um desfile de canoas até o Parque Municipal Roberto Mário Santini, no José Menino.

Sob o Monumento da Imigração Japonesa, a água salgada foi misturada a uma amostra de água doce, simbolizando a famosa Fonte do Itororó. A mistura, armazenada em uma garrafa hermeticamente fechada, será levada pessoalmente a Hiroshima em outubro pela servidora Kelly Freitas, que participará de estágio no escritório da Rede Internacional Prefeitos pela Paz, com sede em Hiroshima.

O gesto, simbólico, representa o desejo dos santistas em celebrar a união dos povos japonês e brasileiro por meio da principal via de conexão: o mar.

A ação promovida pela TUmobgrafia estendeu-se até o dia 20 de agosto e reuniu imagens diversas, produzidas por membros do coletivo residentes em Santos, Capital, interior de São Paulo e até na China. Ao todo, 31 fotógrafos profissionais e amadores tiveram imagens selecionadas para a mostra.

A mostra poderá ser visitada na AJS até o dia 15, nos seguintes horários: sexta, das 8h às 18h, e, no sábado, das 8h às 14h.

Depois, a exposição passará por outros espaços ainda a serem definidos. Ainda este ano, as fotografias serão enviadas para o Japão, como um presente em respeito às municipalidades de Hiroshima e Nagasaki (cidade-irmã de Santos).

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

PARIS 2024

Confira a agenda do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

O time brasil está representado pelas duas categorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter