X

Cotidiano

Mosquitos transgênicos são lançados contra a dengue em Piracicaba

O projeto, inédito, foi lançado na manhã desta segunda-feira, 2, e envolve uma parceria entre a prefeitura da cidade e a empresa Oxitec

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 02/03/2015 às 15:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Mosquitos Aedes aegypti modificados geneticamente serão a nova arma contra a dengue em Piracicaba, no interior de São Paulo. O projeto, inédito, foi lançado na manhã desta segunda-feira, 2, e envolve uma parceria entre a prefeitura da cidade e a empresa Oxitec, que desenvolveu a linhagem transgênica, batizada de OX5134A.

Os machos geneticamente modificados são soltos em locais de alta infestação e, ao cruzarem com as fêmeas comuns, geram filhotes que morrem antes de atingir a idade reprodutiva. A nova técnica, aprovada pelos órgãos de regulamentação biológica, já foi testada com bons resultados em cidades da Bahia.

Em Piracicaba, o projeto piloto será desenvolvido no bairro Cecap, com maior incidência de dengue. Os primeiros exemplares serão soltos em abril, mas o trabalho de orientação dos moradores já começou. O projeto experimental vai custar R$ 150 mil à prefeitura, que gasta R$ 7 milhões por ano na prevenção da doença.

Mosquitos Aedes aegypti modificados geneticamente serão a nova arma contra a dengue (Foto: Agência Brasil)

Deixe a sua opinião

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Oportunidade

Praia Grande oferece 50 vagas gratuitas para oficina de fotografia

Inscrições começam na próxima segunda (22), no Palácio das Artes

COPA DO BRASIL

Sorteio define mandos das semis da Copa do Brasil; veja quem decidirá em casa

É a primeira vez na história que uma competição de cunho nacional terá a decisão das semis sendo do eixo Rio-SP, com 2 de cada estado

©2021 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software