Cotidiano
Ele enfrentava um quadro de Esclerose Lateral Amiotrófica, uma doença degenerativa grave que compromete o sistema nervoso
Morre Ricardo Schnetzer, dublador de astros como Tom Cruise e Nicolas Cage, aos 72 anos / SBT/Reprodução
Continua depois da publicidade
Conhecido por dar voz aos atores Tom Cruise, Richard Gere, Al Pacino e Nicolas Cage, o dublador Ricardo Schnetzer faleceu na última quarta-feira (5), aos 72 anos. Ele enfrentava um quadro de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa grave que compromete o sistema nervoso.
Por conta do alto custo do tratamento, seus fãs e admiradores chegaram a fazer uma vaquinha online para arrecadar fundos para auxiliar nos custos. Entre os cuidados previstos, estavam enfermagem 24 horas e fisioterapia respiratória.
Continua depois da publicidade
Sua história começou na década de 1970, quando começou a dar voz a personagens icônicos como Tony Montana (Al Pacino) e o piloto Maverick (Tom Cruise), e logo ele se tornou uma das vozes mais populares do país.
Nas animações, Schnetzer deu voz a personagens como Capitão Planeta, o arqueiro Hank, de "Caverna do Dragão", e o vilão Slade, de "Jovens Titãs".
Continua depois da publicidade
Seu diagnóstico de ELA foi revelado no começo de 2016. A enfermidade, que ataca células nervosas responsáveis pelo controle dos músculos, passou a progredir de forma agressiva.