X

Cotidiano

Morre paciente que esperava diagnóstico há quatro meses

O caso de Ivanise Ferreira chegou a ser investigado como suspeita de DCJ, doença ligada ao mal da vaca louca

Vanessa Pimentel

Publicado em 15/03/2017 às 10:50

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Damião Ferreira, irmão da paciente, afirma que o hospital fez mais de 60 exames, porém todos com diagnósticos inconclusivos / Rodrigo Montaldi/DL

Morreu na madrugada de terça-feira, sem um diagnóstico conclusivo, Ivanice Ferreira da Silva, aos 42 anos. Internada no Hospital Ana Costa, em Santos, a ajudante de restaurante foi acometida, há quatro meses, por uma doença misteriosa que lhe tirou a capacidade motora e a fala.

Na semana passada, a Reportagem entrou em contato com a família da paciente e reportou a ­história no dia 9 de ­março.

O caso de Ivanice chegou a ser investigado como suspeita de doença de Creutzfeldt-Jakob (DCJ), uma patologia comumente associada com o mal da vaca louca, mas não teve o diagnóstico fechado.

Após o falecimento, a Reportagem questionou novamente o hospital, que manteve as informações enviadas na primeira nota, mas acrescentou que não foi possível confirmar categoricamente que a paciente tinha DCJ, porque  o diagnóstico para essa doença só pode ser confirmado mediante necropsia.

Agora, cabe à família autorizar ou não a realização dos exames pós-mortis para a conclusão do caso. A decisão será conduzida entre os ­familiares e a equipe médica­.

Após a notícia do falecimento, a Reportagem entrou em contato com Damião Ferreira, irmão da paciente, mas ele não estava em condições de se pronunciar.

Histórico

Os sintomas começaram há quatro meses, quando Ivanice começou a sentir dormência nas mãos e dores de cabeça fortes, além de oscilações de humor e lapsos de memória. Pouco tempo depois, começou a perder a força nas pernas e nos demais músculos do corpo.

De acordo com o irmão da paciente, a equipe médica do hospital fez mais de 60 exames, todos com diagnósticos inconclusivos. Ele chegou a procurar um neurologista particular, mas o posicionamento foi o mesmo dos profissionais do hospital.

Sem uma confirmação, a paciente foi tratada, de acordo com a família, a base de relaxantes musculares, soro e calmantes. Com o processo degenerativo muito rápido, Ivanice não resistiu. 

O Hospital Ana Costa afirmou que as autoridades sanitárias foram notificadas e que não há nenhuma medida excepcional a ser adotada em relação às pessoas e profissionais que tiveram contato com a paciente. Também ressaltou que não há qualquer risco adicional à comunidade e nenhuma orientação que restrinja o consumo de carne bovina.

Outros casos

No Rio de Janeiro, quatro pessoas com suspeita da doença Creutzfeldt-Jakob foram atendidas em três hospitais particulares de Niterói, entre o fim de 2016 e o início deste mês. Até o momento nenhuma suspeita foi confirmada. Em dezembro do ano passado um homem morreu em Recife com suspeita da doença. O mal tem três origens distintas: esporádica, herdada geneticamente ou infecciosa, com a ingestão de carne bovina contaminada. Em humanos, a chance de contrair a doença por contaminação é de 5%.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Circuito Sesc de Artes anima Bertioga neste sábado (27)

Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos

Guarujá

Mais de 40 vagas de emprego serão ofertadas no PAT de Guarujá, nesta terça (23)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter