X

Cotidiano

Morre o Vovô Sabe Tudo Josué, da Linha Turística do Bonde

Ele foi vítima de um câncer na próstata e morreu em casa, no Morro São Bento

Da Reportagem

Publicado em 15/08/2019 às 19:43

Atualizado em 15/08/2019 às 19:46

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Josué Jerônimo de Campos trabalhou durante 19 anos como Vovô Sabe Tudo / Divulgação/PMS

Vestindo o uniforme do bonde, com o qual trabalhou durante 19 anos como Vovô Sabe Tudo da linha turística, foi enterrado às 15h45 desta quinta (15), no Cemitério da Areia Branca, Josué Jerônimo de Campos. Ele foi vítima de um câncer na próstata e morreu em casa, no Morro São Bento.

Nascido em Mata Grande (AL) em 18 de novembro de 1939, Josué  fixou residência em Santos com 17 anos e integrou, em 2000, o primeiro grupo de ex-motorneiros e ex-condutores a atuar na Linha Turística do Bonde pelo programa de valorização da pessoa idosa, implementado pela Prefeitura dois anos antes.

"A marca do vovô Josué é a alegria e o bom humor", comentou a guia de turismo Ana Carolina Tani Kader, chefe da Seção de Serviços Turísticos da Secretaria de Turismo e responsável pelos idosos que atuam na Linha Turística do Bonde.

Coincidência

Ana desenvolveu afeição especial por Josué ao descobrir a forte amizade dele com seu avô, também funcionário do Serviço Municipal de Transportes Coletivos, que faleceu quando ela contava com cerca de nove anos. "Na verdade, conheci meu avô pelos relatos e histórias do vovô Josué".

Em 1963, Josué começou a atuar como motorneiro, profissão que desempenhou até 1971, quando o serviço de bonde foi extinto e passou a dirigir ônibus da empresa municipal.

Apesar da saúde fragilizada, Josué manteve o bom humor e sempre tinha uma piada para contar, conforme lembrou a guia de turismo, que o visitava com regularidade.

O uniforme de trabalho com o qual foi enterrado foi escolha do próprio vovô, um pedido que há muito havia feito às filhas Adileia e Ecleia. Viúvo, ele também é pai de Josué Jr. e Josival, já falecido.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

PAT de Praia Grande oferta novas oportunidades de emprego

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Itanhaém

Corrida 492 anos de Itanhaém acontece neste domingo (28)

Competição contará com a participação de atletas de 15 a 70 anos,

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter