X

Cotidiano

Morre o romancista V. S. Naipaul, vencedor do Nobel, aos 85

O autor, que escreveu mais de 30 livros, ganhou o Man Booker Prize em 1971 e o Nobel de Literatura em 2001.

Folhapress

Publicado em 12/08/2018 às 19:53

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O romancista V. S. Naipaul, que ganhou o Prêmio Nobel de Literatura em 2001, morreu em sua casa, em Londres, aos 85 anos, informou sua família.

Nascido na zona rural de Trinidad e Tobago em 1932, Sir Vidiadhar Surajprasad Naipaul era conhecido por obras como "Uma Curva no Rio" e  "Uma Casa para o Sr. Biswas", ambos lançados no Brasil pela editora Companhia das Letras.

O autor, que escreveu mais de 30 livros, ganhou o Man Booker Prize em 1971 e o Nobel de Literatura em 2001. Sua esposa, Nadira Naipaul, o chamou de "gigante em tudo o que conquistava".

Quando criança, sir Vidia costumava ouvir seu pai ler Shakespeare e Dickens para ele.

O escritor foi criado como hindu e frequentou o Queen's Royal College.

Ele se mudou para a Grã-Bretanha e se matriculou na Universidade de Oxford em 1950, depois de ganhar uma bolsa do governo que permitia a entrada em qualquer universidade da Commonwealth que escolhesse.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Economia

Com prejuízo de R$ 500 mi, Carrefour anuncia o fechamento de 123 lojas

Entre as unidades fechadas, 16 são hipermercados da própria marca; os demais são de bandeiras Todo Dia, Nacional e Bom Preço

Polícia

Mulher é estuprada dentro de delegacia em Guarujá; agressor é preso

Funcionária da Delegacia Sede da Cidade sofreu a violência dentro de sua sala de trabalho; homem foi preso em flagrante

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter