Cotidiano
Em novembro de 2025, irmã Henriqueta foi homenageada na edição especial Amazônia do prêmio "Mulheres Inspiradoras do Ano"
Morreu neste sábado (10) a defensora dos direitos humanos irmã Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante / Reprodução
Continua depois da publicidade
Morreu neste sábado (10) a defensora dos direitos humanos irmã Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante, vítima de um acidente de carro na BR-230, a rodovia Transamazônica, na Paraíba. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo em que ela estava capotou no km 135,8 da estrada, enquanto seguia de Campina Grande para João Pessoa.
Conhecida como irmã Henriqueta, ela presidia o Instituto de Direitos Humanos Dom José Luis Azcona, entidade que leva o nome do bispo emérito do Marajó, falecido em 2024. Ambos se tornaram referências nacionais na luta contra o tráfico humano e a exploração sexual de crianças e adolescentes no arquipélago do Marajó, no Pará.
Continua depois da publicidade
Em novembro de 2025, irmã Henriqueta foi homenageada na edição especial Amazônia do prêmio “Mulheres Inspiradoras do Ano”, em reconhecimento à sua atuação social e humanitária.
Em nota, o Instituto Dom Azcona lamentou a morte e destacou o legado da religiosa. “Irmã Henriqueta certamente está em paz na luz eterna, junto ao amado bispo Dom Azcona”, afirmou a instituição.
Continua depois da publicidade
Morre Titina Medeiros, atriz de Cheias de Charme, aos 48 anos
De acordo com a PRF, outras três pessoas estavam no veículo no momento do acidente. Elas foram socorridas com ferimentos graves e encaminhadas ao Hospital de Trauma de Campina Grande.
O corpo de irmã Henriqueta será levado para Belém, onde ocorrerá o velório, e depois seguirá para Soure, no arquipélago do Marajó, onde será sepultado. Até a noite deste sábado (10), não haviam sido divulgadas informações sobre horários das cerimônias.
Continua depois da publicidade