Cotidiano

Morre irmã Henriqueta, referência na luta contra o tráfico humano no Marajó

Em novembro de 2025, irmã Henriqueta foi homenageada na edição especial Amazônia do prêmio "Mulheres Inspiradoras do Ano"

Isabella Fernandes

Publicado em 11/01/2026 às 19:04

Atualizado em 11/01/2026 às 19:08

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Morreu neste sábado (10) a defensora dos direitos humanos irmã Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante / Reprodução

Continua depois da publicidade

Morreu neste sábado (10) a defensora dos direitos humanos irmã Marie Henriqueta Ferreira Cavalcante, vítima de um acidente de carro na BR-230, a rodovia Transamazônica, na Paraíba. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo em que ela estava capotou no km 135,8 da estrada, enquanto seguia de Campina Grande para João Pessoa.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Conhecida como irmã Henriqueta, ela presidia o Instituto de Direitos Humanos Dom José Luis Azcona, entidade que leva o nome do bispo emérito do Marajó, falecido em 2024. Ambos se tornaram referências nacionais na luta contra o tráfico humano e a exploração sexual de crianças e adolescentes no arquipélago do Marajó, no Pará.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Morre Titina Medeiros, atriz de Cheias de Charme, aos 48 anos

• Yeison Jiménez, astro da música popular colombiana, morre em acidente de avião

• Manoel Carlos morre aos 92 anos e deixa legado histórico na televisão brasileira

Em novembro de 2025, irmã Henriqueta foi homenageada na edição especial Amazônia do prêmio “Mulheres Inspiradoras do Ano”, em reconhecimento à sua atuação social e humanitária.

Em nota, o Instituto Dom Azcona lamentou a morte e destacou o legado da religiosa. “Irmã Henriqueta certamente está em paz na luz eterna, junto ao amado bispo Dom Azcona”, afirmou a instituição.

Continua depois da publicidade

Morre Titina Medeiros, atriz de Cheias de Charme, aos 48 anos

De acordo com a PRF, outras três pessoas estavam no veículo no momento do acidente. Elas foram socorridas com ferimentos graves e encaminhadas ao Hospital de Trauma de Campina Grande.

O corpo de irmã Henriqueta será levado para Belém, onde ocorrerá o velório, e depois seguirá para Soure, no arquipélago do Marajó, onde será sepultado. Até a noite deste sábado (10), não haviam sido divulgadas informações sobre horários das cerimônias.

Continua depois da publicidade

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2026 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software