Cotidiano

Moradores reclamam de mau cheiro nas imediações do Emissário

De acordo com a proprietária de uma loja próxima ao local, o problema acontece há anos

Vanessa Pimentel

Publicado em 07/09/2018 às 09:00

Compartilhe:

Populares reclamam de um forte cheiro de esgoto / Paolo Perillo/DL

Pessoas que moram no entorno do Emissário Submarino, na divisa entre Santos e São Vicente, no bairro José Menino, reclamam de um forte cheiro de esgoto que invade a região, principalmente após as 21 horas.

De acordo com Jéssica Machado, proprietária de uma loja próxima ao local, o problema acontece há anos, mas nos últimos dois meses, a frequência aumentou.

“Durante o dia o cheiro diminui e quando aparece é bem menos se comparado à noite. Também moro por aqui e antes das nove e meia, já fecho as janelas porque fica muito forte”, explica.

Ela acredita que o odor vem do Parque Municipal Roberto Mário Santini, já que a estrutura subterrânea dele tem como função transportar o material disposto na Estação de Precondicionamento de Esgoto de Santos (EPC), até o alto-mar.

No próprio Parque existe uma espécie de reservatório de concreto onde, basta passar perto, é possível sentir um cheiro ruim.  

Felipe, funcionário de um hotel na região informou que o odor também pode ser sentido durante a tarde, em determinados horários.

“Acho que o cheiro sobe quando o esgoto é liberado da estação e passa pelo encanamento instalado aqui embaixo”.

Sabesp

A assessoria da Sabesp respondeu que o caso apontado não está relacionado ao emissário submarino, que está submerso.

“Este equipamento é responsável pela difusão do efluente em alto mar, a 4,5 km da costa, após passar pelos devidos processos de tratamento”.

Ainda segundo a assessoria, técnicos da companhia farão vistorias nas redes coletoras do bairro para identificar a origem dos relatos dos ­moradores.

Função do Emissário

O Emissário Submarino de Santos existe há 40 anos e pertence à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp).

O equipamento foi inaugurado em 1978 e implantado a 12 metros de profundidade com a finalidade de lançar os esgotos sanitários das cidades de Santos e São Vicente em alto-mar, após passarem pelo devido tratamento. Antes, os rejeitos destes municípios eram encaminhados pala lançamento no Canto do Forte Itaipu, em Praia Grande.

A tubulação de 1,75 metro de diâmetro, inicialmente, tinha quatro quilômetros de extensão, permitindo, assim, que as correntes marítimas afastassem os dejetos da orla da praia. Em 2009, o emissário foi ampliado com e recebeu 425 metros de dutos.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

No dia dos avós, veja qual signo mima mais os netos

Confira como são os avós de cada signo do zodíaco

PARIS 2024

Confira a agenda do vôlei brasileiro nos Jogos Olímpicos de Paris

O time brasil está representado pelas duas categorias

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter