X

Cotidiano

Moradores encontram jiboia mais rara do mundo

De acordo com os pesquisadores, o animal é uma fêmea adulta, de 1,35 metro de comprimento e 1,2 kg

Gazeta de S. Paulo

Publicado em 25/11/2020 às 20:36

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cobra está em um terrário e será mantida em cativeiro para exames e estudos / Reprodução/Acervo Fundação Florestal

A “Jiboia do Ribeira” (corallus cropanii), espécie considerada a mais rara do mundo por especialistas, foi encontrada viva por moradores de Sete Barra, no Vale do Ribeira. Em 2017, outra jiboia da mesma espécie foi encontrada no município.

As duas cobras encontradas na cidade foram capturadas graças a um projeto de educação e conservação ambiental realizado desde 2016. O animal foi encontrado pelos moradores Paulo Vinicius Teixeira, Wilian Daniel Martins, Bernardo Alves dos Santos e Virgílio Gomes, que foram contatados pelos guardas do Parque Estadual Intervales.

De acordo com os pesquisadores, o animal é uma fêmea adulta, de 1,35 metro de comprimento e 1,2 kg.

"Ela está em um terrário e será mantida em cativeiro para exames e estudos. Depois, vai ser solta na natureza com um aparelho de telemetria para mostrar seu caminho, que dura um tempo, cerca de quatro meses", explica o biólogo Bruno Rocha, de 33 anos, pesquisador do Butantan e coordenador do Projeto Jiboia do Ribeira, junto com a pesquisadora Daniela Gennari à “TV Globo”.

Esta espécie foi avistada pela primeira vez há mais de 60 anos em Miracatu, também no Vale do Ribeira.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), corralus cropanii é a espécie da jiboia mais rara do mundo. A cobra foi descrita em 1953 pelo herpetólogo Alphonse Richard Hoge, do Instituto Butantan.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

8º Restaurant Week segue até o dia 5 de maio, em Guarujá

Com preços especiais, restaurantes da Cidade reúnem o que há de melhor na culinária vegetariana

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter