X

Cotidiano

Moradores do Monte Serrat clamam por segurança pública

Eles reclamam que prédios públicos são invadidos, equipamentos são furtados e atos obscenos são cometidos próximos das escadarias

Carlos Ratton

Publicado em 16/09/2020 às 07:15

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Há relatos até de um homem que mostrou a genitália para uma moça moradora, na subida do morro / Nair Bueno/DL

Moradores do Monte Serrat reclamam que prédios públicos são invadidos, equipamentos são furtados e atos obscenos são cometidos próximos das escadarias. Cerca de três mil famílias moram no local. Há relatos até de um homem que mostrou a genitália para uma moça moradora, na subida do morro, o que pode caracterizar até mesmo crime de importunação sexual. Isso ocorreu a 10 metros do Palácio da Polícia. Crianças e jovens, principalmente as que fazem faculdade à noite, estão apavoradas.

Segundo a secretária da Sociedade de Melhoramentos do Monte Serrat, Simone Carolino Rodrigues, desde as chuvas de março último, quando a sede do Departamento de Administração da Zona da Orla e Intermediária (DEAR-ZOI) foi atingida por deslizamentos, materiais e equipamentos vêm sendo furtados constantemente. O mesmo acontece no prédio da Policlínica do local - Praça Corrêa de Melo, 42 - envolvendo os fios de energia.

"Ainda não entraram por sorte. O equipamento ficou sem ar-condicionado e também estamos desde abril sem sala de vacina por falta de energia. Gestantes e crianças sem vacinas. A fiação foi recuperada, mas após o último feriado, furtaram novamente. Apesar de serem prédios públicos, não há guardas municipais fixos, só equipes de ronda", afirma Simone Rodrigues.

Vale lembrar que tanto a DEAR-ZOI como a policlínica ficam em frente ao Palácio da Polícia e do 1º Distrito Policial, meia quadra da Escola Estadual Barnabé e uma quadra da Estação de embarque dos bondinhos. O Prédio do DEAR-ZOI está abandonado e dá acesso à policlínica.

"Já fizemos vários pedidos de instalação de câmeras de monitoramento de segurança e a resposta foi que não é uma via de grande circulação de pessoas e veículos. Qualquer momento, vão surpreender um marginal dentro da policlínica. Há furtos constantes de baterias de carros. Já furtaram fios de energia até da Barnabé", completa.

Felipe Pereira garante que à noite a situação piora. "Minha namorada estava descendo e, quando chegou na rua, um homem saiu de um veículo e mostrou o pênis. Ela voltou para casa apavorada. As mulheres estão com medo de sair de casa, dependendo do horário. A iluminação da rua é péssima e já pedimos para melhorar", explica. Informando que muitos estudantes moram no Monte Serrat.

"Já chamamos a PM que afirma que é um problema da Guarda Municipal por que os furtos são em prédios públicos. Já a Guarda, por sua vez, afirma que a questão é de segurança pública, portanto, um problema do Estado", finaliza.

Estado e prefeitura

Em nota, a Polícia Militar informa que o local conta com policiamento de viatura 24 horas por dia, todos os dias da semana, ainda com apoio da viatura rondante, equipe de motos e viatura de apoio.

"A escadaria e a praça ficam atrás da Polícia Civil e, devido a apresentação de ocorrências, aumenta ainda mais o fluxo de viaturas no local", explica nota, completando que, somente no mês de agosto na Baixada efetuou 5.660 abordagens, sendo verificados 405 automóveis, 641 motocicletas, 589 bicicletas, sendo presos em flagrante delito 52 marginais, havendo 27 flagrantes.

A Secretaria de Segurança informa que Guarda Civil vai intensificar o patrulhamento na área, que conta com câmeras de segurança monitoradas pelo Centro de Controle Operacional (CCO).

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Guarujá

8º Restaurant Week segue até o dia 5 de maio, em Guarujá

Com preços especiais, restaurantes da Cidade reúnem o que há de melhor na culinária vegetariana

Santos

'Virada da Maturidade' começa nesta quinta (25), em Santos; veja programação

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter