Cotidiano
De acordo com o documento, a introdução de pedágios nesta rodovia aumentará o fardo financeiro de todas as famílias desses bairros e gerará impacto potencialmente prejudicial
Sociedade de Melhoramentos do bairro de Caruara criou uma petição online para tentar impedir a instalação do pedágio / Márcio Ribeiro/DL
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Endereçada ao Consórcio Novo Litoral (CNL), a Sociedade de Melhoramentos do bairro de Caruara criou uma petição online para tentar impedir a instalação de pedágio na Rodovia Manuel Hipólito do Rêgo (SP055 – Rio/Santos, BR 101), o que, segundo eles, prejudicará muito a vida de todos os moradores.
Todos que se sentirem prejudicados podem assinar, mas o pedido foi direcionado principalmente para a população do Caruara, Iriri e Caibura, que serão diretamente afetados pela proposta de instalação de um pedágio na Rodovia Rio-Santos.
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“Esta rodovia é a nossa única saída para Guarujá e Santos, e já vivemos numa área distante. A implementação deste pedágio vai prejudicar a nossa comunidade - é inaceitável”, consta no abaixo-assinado.
Ainda de acordo com o documento, a introdução de pedágios nesta rodovia aumentará o fardo financeiro de todas as famílias desses bairros e gerará impacto potencialmente prejudicial na mobilidade dos residentes locais.
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“Precisamos da sua ajuda para impedir que essa medida se torne realidade. Ajude-nos a tornar a vida um pouco mais fácil para aqueles que já enfrentam desafios financeiros suficientes. Junte-se a nós para solicitar a revogação desta decisão!”
A administradora da rodovia está instalando pórticos de cobrança de tarifas de todos os lados – para Guarujá e para Santos – deixando os moradores sem alternativa de transitar sem desembolsar dinheiro. De acordo com os residentes do local, a preocupação é grande porque a maioria trabalha ou faz compras no Guarujá, e o pagamento diário da taxa pode pesar no orçamento familiar.
Carlos Eduardo Salles, morador do Caruara, afirmou que a nova cobrança pode impactar quem vai ao médico, precisa fazer exames, quem se dirige até Itapema (Guarujá) ou quem vai para a área insular. O bairro ficará ainda mais isolado da área do município sede, disse ele.
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“Quando precisar ir ao Guarujá, pagarei tarifa. Quando precisar ir a Santos-ilha, terei que pagar dois pedágios ou a balsa. Não sei como vai ser e estou preocupado. Espero que as autoridades reconsiderem isso.”
Além de ter que pagar o pedágio, Salles afirmou que não viu melhoria alguma até agora, a não ser um pequeno recapeamento onde serão instalados os pórticos, no Iriri. Ainda segundo ele, acontecem muitos acidentes graves no trecho.
“Uso a pista quase diariamente há mais de vinte anos, no trecho entre Caruara e Monte Cabrão. O DER sempre manteve a pista em boas condições, mas na fase de transição para a concessão, a rodovia foi praticamente abandonada. Surgiram muitos buracos e existem pontos que, quando chove, ocorrem muitos casos de aquaplanagem.”
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Além da tarifa, o Consórcio Novo Litoral (CNL) informou, em outra reportagem, que está prevista a instalação de até 22 equipamentos de fiscalização de velocidade ao longo dos 212 km sob responsabilidade da concessionária (SP-088, SP-098 e SP-055), com prioridade para os trechos com maior incidência de acidentes e conforme contrato de concessão.
A proposta da localização já foi protocolada na ARTESP, que fará a validação dos pontos em parceria com o DER-SP. A instalação e o início da operação dos equipamentos dependem dessa definição, com previsão de conclusão até o fim deste ano.
“A medida visa à prevenção de acidentes, especialmente em trechos onde a desobediência aos limites de velocidade tem contribuído para ocorrências graves. Os radares são ferramentas de segurança viária e reforçam o compromisso com a integridade dos usuários”, conforme a nota.
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De acordo com a CNL, os motoristas já contam com uma estrutura operacional completa e ativa 24 horas por dia, que inclui atendimento pré-hospitalar com UTIs móveis, remoção de veículos, inspeção viária, combate a incêndios e oito Postos de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAUs).
Paralelamente, está em andamento um amplo programa de conservação viária, com foco na melhoria do pavimento, sinalização, drenagem, contenções e outros aspectos essenciais para garantir mais segurança, conforto e fluidez no tráfego.
O Consórcio Novo Litoral (CNL) foi procurado, mas não comentou ou enviou nota a respeito do bairro Caruara.
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A petição online pode ser acessada no endereço: https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR152607