Moradores do bairro Boracéia, em Bertioga, protestam devido as constantes enchentes na região

Moradores bloquearam um trecho da Rodovia Rio-Santos

Moradores do bairro Boracéia, em Bertioga, protestam devido as constantes enchentes na região

Moradores do bairro Boracéia, em Bertioga, protestam devido as constantes enchentes na região | /Arquivo pessoal

Em protesto pelas constantes enchentes na região, moradores do bairro Boracéia, em Bertioga, bloquearam um trecho da Rodovia Rio-Santos, na tarde deste domingo (27). De acordo com o relato de uma moradora, a comunidade vem sofrendo com alagamentos, que chegam a atingir as residências de dezenas de pessoas.

A autônoma Luzia Oliveira, de 33 anos, conta que os moradores criaram um grupo no WhatsApp devido as enchentes que estão ocorrendo no bairro e causando transtornos à população. Ela afirmou que uma chuva muito rápida, com duração de cerca de 5 minutos, já foi suficiente para entrar água em algumas casas, inclusive a dela. 

Segundo Luzia, por conta dessa situação, os moradores resolveram se mobilizar e fizeram o protesto na rodovia, pedindo por uma solução. Ainda segundo a autônoma, as ruas passaram a encher de água rapidamente depois de uma obra de asfalto feita pelo Município na região. Ela comentou que após as obras, a boca de lobo ficou mal estruturada.

Em nota, o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) confirma que registrou neste domingo, por voltas das 17h20, manifestação popular no km 192 da rodovia. Houve interdição total da pista por 40 minutos, a ocorrência foi finalizada às 18h.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.


Já a Secretaria de Segurança e Mobilidade informa que a Guarda Civil Municipal, o Departamento de Trânsito, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), Polícia Rodoviária e o Corpo de Bombeiros foram acionados sobre o protesto e a situação já foi normalizada.

Posicionamento da Prefeitura
A Prefeitura de Bertioga alega que, para melhorar a mobilidade urbana e evitar alagamentos, Boracéia vem recebendo serviços de zeladoria e obras de infraestrutura, como drenagem e pavimentação.

Segundo a Secretaria de Obras e Habitação, na primeira fase das obras de drenagem e pavimentação, concluída em 2020, foram contempladas as seguintes vias: cruzamento da Av. Deputado Emílio Justo com a Rua Geraldo Rodrigues Montemor; Rua Lino Frescht (antiga Rua M) com a Avenida Aquelino Estebanez Nanni; Rua M entre a pista e a Geraldo Rodrigues Montemor.

De acordo com a Administração Municipal, já na segunda fase das obras de drenagem e pavimentação, entregue em 2021, foram beneficiadas as ruas Geraldo Rodrigues Montemor e Fausto Lourenço Gomes.

A Secretaria de Obras e Habitação afirma que está previsto um novo pacote de obras para o bairro. O investimento será de R$ 11.264.106,94 e beneficiará diversas ruas com drenagem, pavimentação, calçadas acessíveis e sinalização viária. A previsão é que as obras iniciem no próximo semestre.