Moradores debatem lanchonete no terminal de ônibus de Santos

Atualmente, o local não possui qualquer tipo de comércio e há apenas bebedouros para que a população possa utilizar.

Alguns moradores de Santos acreditam que o espaço interno do Terminal de Ônibus de Santos poderia ser utilizado para sediar um estabelecimento comercial dedicado a vender lanches e outros itens. Atualmente, o local não possui qualquer tipo de comércio e há apenas bebedouros para que a população possa utilizar.

Continua após a publicidade

O tópico já é antigo entre passageiros que utilizam os circulares de Santos. Entre alguns dos argumentos mais utilizados estão o fato de que o Terminal do Tude Bastos, em Praia Grande, possui uma lanchonete dentro do local que serve salgados e bebidas.

No caso das plataformas de Santos, entretanto, o morador que quiser comprar algo precisaria deixar a área por uma catraca e se dirigir ao Terminal Rodoviário que recebe os ônibus de viagens. Para voltar às plataformas onde param os circulares, porém, o passageiro teria que arcar com mais uma passagem, algo que não ocorre em Praia Grande.

Continua após a publicidade

A ideia voltou a ser debatida recentemente por internautas nas redes sociais. A maioria defende que a área dos boxes, que ficam posicionados na plataforma A, poderia ser utilizada com este objetivo. Atualmente, os espaços são utilizados pelos próprios funcionários do terminal como uma área de descanso e para café levado por eles mesmos.

“Não tem lugar para tomar um café, comprar uma água, fazer um lanche ou para se comprar um salgadinho ou docinho para as crianças. Milhares de pessoas transitam pelo terminal e grande parte delas acaba fazendo baldeação de uma linha para outra. Por que não se arrenda algumas dos espaços que estão sempre fechados? Seria um serviço a mais para o município. Algumas pessoas acabam indo ao lado no terminal rodoviário para comprar algo e assim pagando mais uma passagem para retornar ao terminal”, afirmou um dos internautas.

Continua após a publicidade

Apesar de a grande maioria dos usuários de redes sociais ter sido a favor da inserção de algum tipo de pequeno comércio na área, o cenário encontrado pelo Diário do Litoral dentro do próprio terminal foi de opiniões menos empolgadas.

“Eu acho que não tem necessidade porque às vezes você desce e já tem um ônibus esperando e nem dá tempo porque a baldeação é rápida”, explicou a assistente administrativa Emília Nascimento.

Continua após a publicidade

“Eu acho que vai virar uma bagunça total porque não tem como abrir algo assim aqui. Acho que a pessoa tem que comer dentro de sua própria casa e acabou”, diz a dona de casa Carla Freitas.

O Diário do Litoral entrou em contato com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos), que respondeu, por meio da Secretaria de Comunicação da administração municipal, que o Terminal do Valongo tem como proposta ser um equipamento de integração de curta permanência do usuário, com tempo mínimo para chegar e ingressar em outro coletivo – sem necessidade de pagamento de outra passagem – que o leve ao seu destino. O local não tem conceito de área de convivência e dispõe ao usuário somente estrutura básica com sanitários.

Continua após a publicidade

A nota completa dizendo que, além disso, não há intenção de alterar a sua concepção original uma vez que os boxes do espaço não são dotados atualmente de infraestrutura como, por exemplo, redes de água e esgoto, inviabilizando, portanto, uma eventual utilização do espaço para fins comerciais.

Vale lembrar, entretanto, que a Estação Rodoviária de Santos passará por uma reformulação que está prevista dentro do Novo Alegra Centro e que tem como objetivo dar ao espaço um formato de aeroporto com entrada e saída única. Apesar disso, entretanto, o planejamento ainda não está finalizado e ainda não se sabe se o Terminal Urbano de Integração de Passageiros será contemplado com mudanças.