Moradores da Área Continental de São Vicente ganham Gelateca

Com dezenas de livros à disposição, geladeira customizada na Subprefeitura incentiva a leitura e ajuda a preservar o meio ambiente

Comentar
Compartilhar
06 MAI 2021Por Da Reportagem22h32
Esta foi a quarta Gelateca entregue este ano pelo clube de servirEsta foi a quarta Gelateca entregue este ano pelo clube de servirFoto: Divulgação/PMSV

A Subprefeitura de São Vicente (Av. Ulisses Guimarães, 211 - Jardim Rio Branco) recebeu na manhã desta quinta-feira (6) uma nova “Gelateca do Leão Sabido”. Projeto do Lions Clube de São Vicente, a geladeira adaptada para servir como biblioteca ambulante está à disposição dos moradores.

Colorida e estilizada com arte em grafite, a geladeira é recheada de livros dos mais diversos gêneros e para todas as idades. Para usar o equipamento é fácil: é só pegar o livro, levar para a casa e ler, sem qualquer burocracia.

“É uma ideia sensacional, porque contempla três iniciativas importantes: incentiva a leitura; preserva o meio ambiente, reaproveitando uma estrutura que seria descartada como sucata; e valoriza os artistas de nossa região, com as ilustrações em grafite”, destacou a vice-prefeita Sandra Conti, presente na entrega da Gelateca.

O subprefeito José Leal da Fonseca convidou a população da Área Continental para frequentar o espaço. “Venham à Subprefeitura utilizar nossos serviços e aproveitem para pegar um livro. Estamos de portas abertas a todos”.

Esta foi a quarta Gelateca entregue este ano pelo clube de servir. Os outros três eletrodomésticos estão instalados no saguão do Paço Municipal (Centro) e nas escolas municipais Leonor Guimarães Alves Stoffel (Samaritá) e Lions Clube (Vila São Jorge).

Na próxima quinta (13), é a vez de a UBS Central (Av. Antônio Emmerich, 509 - Vila Cascatinha) ganhar o equipamento.

O que é

Idealizada pela professora da educação infantil da rede municipal, Regina Morais, a Gelateca “do Leão Sabido” é uma geladeira sem uso transformada em biblioteca, com os “produtos” prontinhos para serem “devorados”.

A ideia tomou corpo em 2017 na EMEI Vila Jóquei. Com brilho nos olhos, Regina afirmou que “entregar mais esta Gelateca, aqui na Subprefeitura, é como se fosse mais um filho nascendo. Fico imaginando as pessoas aprendendo mais, adquirindo novos conhecimentos. Eu me sinto muito realizada”.

Na prática, as pessoas levam para a casa o livro que desejarem. Depois, podem devolver, para que outros também apreciem a mesma leitura.

Para a educadora, todos estão convidados a embarcar nessa viagem que é a leitura. “Se gostar pode ficar com o livro. Pedimos, se possível, que as pessoas também abasteçam a geladeira com doações”, explica Regina.

Doações - O Lions Clube de São Vicente aceita doações de geladeiras inutilizadas e de livros paradidáticos para preparar as futuras gelatecas. “Queremos resgatar essa forma de leitura, que ficou um pouco esquecida por conta da tecnologia”, considera o presidente do Lions, Fabiano Cutino.

Além das geladeiras convencionais, o clube também aceita estruturas de frigobar. Elas também serão customizadas e doadas a creches que, pelo tamanho, são mais adequadas para atender crianças até quatro anos.

Para a doação, o contato pode ser feito diretamente na sede do distrito, na Praça Vitória da Conquista, 5 (Vila São Jorge), ou pelas redes sociais do clube de servir.