X

Cotidiano

Moradora de Praia Grande questiona retirada de árvores

Segundo Carolina Verdugo, Prefeitura não explica se irá replantá-las em outro local da Cidade

Da Reportagem

Publicado em 04/02/2017 às 10:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A assistente social fotografou a retirada das árvores e enviou para a Redação do Diário / Divulgação

A assistente social Carolina Paredes Verdugo está questionando a Prefeitura de Praia Grande sobre a não fiscalização da derrubada de quatro árvores na Avenida Castelo Branco, esquina com a Nossa Senhora de Fátima, na Vila Caiçara, para a construção de estacionamentos.

“Já foram derrubados dois chapéus de sol e duas palmeiras. Questionei os responsáveis pela obra e um fiscal na semana passada a respeito da destinação dessas árvores que tem mais de 30 anos e não apresentavam nenhuma doença ou cupim”, afirma Carolina, que ontem revelou a derrubada de mais quatro árvores.

A assistente disse que recebeu a informação que as árvores seriam replantadas e uma compensação de preservação de outra área estaria nos planos. No entanto, “entrei em contato na com Ouvidoria da Prefeitura, que tem 30 dias de prazo para dar uma resposta, e com a Secretaria de Meio Ambiente, mas acho um absurdo não reaproveitarem as árvores, replantarem, mesmo que não sejam nativas, ou em extinção”, afirma a moradora.

Carolina defende que as árvores poderiam ser recolocadas na na Via Expresso Sul, na orla da praia ou na mesma obra que terá espaço para árvores. “Mesmo que seja feita a compensação, onde ela vai ocorrer e em quanto tempo teremos árvores como as que foram derrubadas?”, indaga.  

A moradora alerta que a obra se estenderá por toda a rua e que, portanto, ainda tem as outras árvores que serão tratadas da mesma forma. “Não seria a possível diminuir uma vaga e replantar as árvores? Estou triste demais com a situação. Aguardar todo esse tempo pela resposta oficial me aflige, pois várias árvores já estão no chão”, finaliza.

Prefeitura

A Prefeitura de Praia Grande informa que a retirada das árvores e coqueiros foi necessária para a realização de obras que fazem parte do projeto de revitalização urbanística da Avenida Nossa Senhora de Fátima, em toda sua extensão, que vai da Avenida Doutor Roberto de Almeida Vinhas até a Avenida Presidente Castelo Branco (cerca de 1.200 metros), no Bairro Caiçara. Cumpre informar que o projeto contempla também a inserção de paisagismo, onde serão utilizadas gramíneas, arbustos e palmeiras imperiais.

Ressaltamos que chapéus de sol não tem sido mais utilizada em ações de paisagismo urbano em calçadas, assim, a Administração  tem buscado, ao máximo, preservar os espécimes, mas quando preciso os remove e sempre os substituem por outros, na medida em que o projeto permita.

No caso da Avenida Nossa Senhora de Fátima, além do paisagismo e arborização, a via vai ganhar canteiro central, com medidas variando de 1 m até 2 metros de largura, com vagas para estacionamento. Calçadas receberão piso intertravado de concreto e projeto de acessibilidade (rampas para cadeirantes e piso podotátil). Os trabalhos estão em andamento e devem ser finalizados ainda este ano.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Melhor pizzaria da América Latina está em São Paulo; saiba qual

Ranking com 50 as melhores pizzarias do Brasil e dos países vizinhos tem oito pizzarias na Capital Paulista; confira a lista completa

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter