Giovani Sanchez usou material descartado para criar acesso seguro em barranco íngreme de Mato Grosso do Sul / Freepik
Continua depois da publicidade
Um morador de Camapuã, no Mato Grosso do Sul, decidiu não esperar pelo poder público e transformou o que era lixo em uma solução de mobilidade. Giovani Sanchez, de 38 anos, construiu uma escadaria funcional e segura no local.
Ele utilizou 140 pneus velhos que seriam descartados para criar degraus em um barranco perigoso. A estrutura firme agora conecta duas ruas e garante a segurança de toda a vizinhança durante os dias de chuvas intensas na região.
Continua depois da publicidade
Essa iniciativa particular resolveu um problema antigo de erosão e risco de quedas no bairro. Além disso, o projeto ajudou o meio ambiente ao dar um destino útil para materiais que costumam poluir as cidades brasileiras hoje.
Giovani percebeu que a rota popular entre as ruas virava uma armadilha quando chovia. Por isso, durante suas férias, ele resolveu agir por conta própria para evitar acidentes graves no declive escorregadio de terra batida.
Continua depois da publicidade
O trabalho foi totalmente manual e não contou com o apoio de máquinas. Sanchez organizou os pneus em fileiras acompanhando a inclinação do terreno. Depois, preencheu cada um deles com terra para garantir o peso necessário ali.
Veja também: Adeus aos pneus tradicionais? NASA cria modelo que não fura e tecnologia vai te surpreender.
A construção evitou o descarte irregular de mais de cem pneus na região. Como resultado, a iniciativa combate a proliferação do mosquito da dengue, que costuma usar esses objetos como criadouros de água parada em área urbana.
Continua depois da publicidade
Além de facilitar o trajeto, o projeto impede o avanço da erosão no barranco. De fato, a comunidade agora aproveita uma passagem improvisada que antes trazia medo e hoje oferece conforto para quem precisa caminhar por aquele local.
Veja também: O que significa o ponto vermelho nos pneus dos carros?.
Casos assim mostram como a população busca saídas práticas na ausência do Estado. Em cidades como São Paulo, moradores também agem para tapar buracos e cobrar melhorias diretas na infraestrutura básica dos seus próprios bairros.
Continua depois da publicidade
Conforme Sanchez demonstrou, a união entre criatividade e esforço pode transformar a realidade local. Afinal, a escadaria é um exemplo claro para reduzir riscos e melhorar o caminho de todo mundo de forma muito sustentável.