Cotidiano
O projeto tem como objetivo garantir que todos possam usufruir dos espaços turísticos do município, independentemente de limitações físicas ou cognitivas
A expectativa é que novas ações sejam implementadas ao longo do ano, ampliando o alcance do projeto e beneficiando um número cada vez maior de pessoas / Divulgação/PMM
Continua depois da publicidade
Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, a Prefeitura de Mongaguá lançou o projeto “Turismo para Todos”, iniciativa que busca ampliar o acesso de pessoas com deficiência aos atrativos turísticos da cidade.
Recentemente, a cidade já havia investido no turismo da cidade com a ampliação do benefício que garante entrada gratuita em pontos turísticos para moradores;
Continua depois da publicidade
A ação inaugural acontece nesta quarta-feira (1º) com uma visita monitorada especial de cerca de 50 alunos da APAE ao Parque Ecológico, localizado em Agenor de Campos. A proposta é oferecer uma experiência adaptada, acolhedora e inclusiva, marcando o início de uma política voltada à democratização do turismo.
A ação inaugural acontece nesta quarta-feira (1º) com uma visita monitorada especial de cerca de 50 alunos da APAE ao Parque EcológicoO projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Turismo (Sectur) e tem como objetivo garantir que todos possam usufruir dos espaços turísticos do município, independentemente de limitações físicas ou cognitivas.
Continua depois da publicidade
Segundo o secretário de Turismo, Marcelo Bucanas, a iniciativa vai além do lazer e representa um avanço social importante.
“O ‘Turismo para Todos’ nasce com o propósito de garantir que todas as pessoas possam vivenciar os espaços turísticos. É uma ação que promove cidadania e respeito às diferenças”, destacou.
O passeio inaugural será realizado no Parque Turístico Ecológico “A Tribuna”, um dos principais pontos turísticos de Mongaguá. O espaço possui cerca de 13 mil metros quadrados e abriga mais de 500 animais, além de áreas voltadas à educação ambiental.
Continua depois da publicidade
O local oferece contato com a natureza e aprendizado sobre preservação, sendo considerado um ambiente ideal para atividades educativas e inclusivas.
Durante a visita, os alunos terão acompanhamento especializado, com atividades adaptadas para garantir conforto, segurança e participação ativa.
O passeio inaugural será realizado no Parque Turístico Ecológico “A Tribuna”, um dos principais pontos turísticos de MongaguáAlém das praias e pontos naturais, Mongaguá conta com atrativos estruturados, como o próprio parque ecológico, o Poço das Antas e a Plataforma de Pesca, que fazem parte do circuito turístico da cidade.
Continua depois da publicidade
A proposta do novo projeto é tornar esses espaços cada vez mais acessíveis, permitindo que pessoas com deficiência possam aproveitar os equipamentos públicos com autonomia e dignidade.
A Prefeitura também reforçou que crianças com qualquer tipo de deficiência têm entrada gratuita nos equipamentos turísticos municipais, assim como um acompanhante, mediante apresentação de documentação.
A medida busca incentivar o acesso e garantir que o turismo seja um direito de todos, e não apenas uma opção restrita.
Continua depois da publicidade
O lançamento do projeto acontece em um momento simbólico, próximo ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, data criada para promover informação, combater preconceitos e ampliar a inclusão de pessoas no espectro autista.
A iniciativa reforça o papel do poder público na construção de uma cidade mais acessível e acolhedora, onde o turismo também atua como ferramenta de transformação social.
Com o “Turismo para Todos”, Mongaguá dá um passo importante na promoção da inclusão social, ao integrar lazer, educação e acessibilidade em uma mesma política pública.
Continua depois da publicidade
A expectativa é que novas ações sejam implementadas ao longo do ano, ampliando o alcance do projeto e beneficiando um número cada vez maior de pessoas.