A via passa por um pacote de melhorias que mira segurança, fluidez e padrão de atendimento / Divulgação/Governo de SP
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A modernização da rodovia Padre Manoel da Nóbrega (SP-055) avança como vitrine de geração de trabalho no litoral de São Paulo. Desde o início da concessão do Lote Litoral Paulista, a Concessionária Novo Litoral contratou cerca de 700 profissionais, com 95% das vagas preenchidas por moradores da própria região.
O movimento abre caminho para novas oportunidades conforme os canteiros ganham ritmo e as frentes de serviço se expandem.
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O impacto também aparece nas contas públicas. Só nos cinco primeiros anos, o contrato prevê repasse de R$ 55 milhões em ISS aos municípios litorâneos.
Em paralelo, a via passa por um pacote de melhorias que mira segurança, fluidez e padrão de atendimento ao usuário, consolidando o corredor que liga a Baixada Santista a polos logísticos e ao Porto de Santos.
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Os investimentos já somam cerca de R$ 134 milhões em obras de recuperação e conservação, com 34 quilômetros de faixas restauradas e aplicação de 17,3 mil toneladas de novo pavimento.
A atuação se concentra em trechos de Bertioga, Santos, Miracatu e Peruíbe, com reforço na sinalização, iluminação e reparos em pontos críticos, além da construção de bases de atendimento 24 horas.
O trabalho de limpeza e manejo da vegetação ultrapassou 11 milhões de metros quadrados, ampliando a visibilidade das pistas. Em novembro de 2024, mais de 30 viaturas reforçaram o policiamento rodoviário, ampliando a proteção de motoristas e pedestres.
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O contrato contempla duplicações, marginais, passarelas e ciclovias, além de monitoramento por CFTV e melhoria de conectividade ao longo da SP-055.
Os pórticos eletrônicos de cobrança só entram em operação após a entrega das obras prioritárias, fiscalizadas pela Artesp, e estão condicionados à conclusão das marginais entre Praia Grande e Peruíbe. Até lá, moradores do Litoral Sul permanecem isentos.
O projeto inclui a implantação do Siga Fácil, sistema do Governo de São Paulo que substitui praças de pedágio por pórticos eletrônicos inteligentes. A identificação dos veículos ocorre por placa ou tag, o que elimina filas, reduz acidentes e torna a cobrança mais rápida e eficiente.
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Supervisionado pela Artesp, o modelo prevê, nas concessões firmadas a partir de 2024, tarifação proporcional ao trecho efetivamente percorrido.
A implantação será gradual nos projetos mais recentes, entre eles o Novo Litoral Paulista. A previsão é que a cobrança dos novos pedágios da região começará apenas em 2027.
No total, o investimento previsto é de R$ 4,3 bilhões. O pacote abrange a duplicação de 89,8 quilômetros de rodovias, 108,5 quilômetros de marginais e outros 212 quilômetros de melhorias estruturais em trechos da Baixada Santista, Alto Tietê e Vale do Ribeira.
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A meta é clara: elevar o patamar de mobilidade e segurança viária, ancorando um ciclo de emprego e renda que acompanha a modernização da infraestrutura.