Cotidiano
A ativação da recarga será feita de forma totalmente digital, pelo aplicativo oficial da Zona Azul Caraguatatuba ou por QR Code instalado nos próprios equipamentos de carregamento
Com a mudança, o município reforça sua aposta em mobilidade elétrica sustentável / Divulgação
Continua depois da publicidade
Caraguatatuba dá um passo à frente na mobilidade urbana ao integrar totens de recarga para veículos elétricos diretamente às vagas do estacionamento rotativo da Zona Azul.
De acordo com o novo Decreto Municipal 2.455/2026, as vagas exclusivas para veículos elétricos, equipadas com carregadores, passam a funcionar de forma ininterrupta, 24 horas, em todos os dias da semana, mesmo fora do horário regular da Zona Azul. É vedado o uso destas vagas por veículos não elétricos ou por elétricos que não estejam em processo de recarga, em qualquer dia ou horário.
Continua depois da publicidade
Aproveite e veja também: Silenciosos e 'high-tech': Conheça os ônibus elétricos de SP com tecnologia brasileira
As vagas destinadas aos elétricos estão localizadas na Rua Dr. Altino Arantes, 102 e Av. Arthur da Costa Filho, 1261, ambas no Centro de Caraguatatuba e são classificadas como área específica de estacionamento, de uso exclusivo durante o período de recarga, alinhadas à Resolução Contran nº 965, de 2022. Nesses locais, só é permitido parar veículos automotores elétricos com dispositivo plug-in conectados à rede elétrica.
Continua depois da publicidade
A ativação da recarga será feita de forma totalmente digital, pelo aplicativo oficial da Zona Azul Caraguatatuba ou por QR Code instalado nos próprios equipamentos de carregamento. O valor da tarifa para utilização das vagas com carregamento foi fixado em 15 reais por hora, com direito de permanência de até 60 minutos por sessão, limitado a duas horas consecutivas por veículo.
Com a mudança, o município reforça sua aposta em mobilidade elétrica sustentável, em linha com as metas ambientais locais e com o conceito de smart cities.
A medida traz mais conveniência para moradores e turistas que já aderiram à eletromobilidade, permitindo recarregar o veículo enquanto utilizam o comércio, serviços e equipamentos públicos da região central.
Continua depois da publicidade