X

Cotidiano

Minha vida com: 'Descobri o câncer de mama com 41 anos'

Por conta de um erro médico, o diagnóstico de Iara Fonseca demorou cerca de um ano

Caroline Souza

Publicado em 07/10/2019 às 07:30

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Iara Fonseca precisou fazer mastectomia, dez sessões de quimioterapia e 28 de radioterapia; o processo levou cerca de um ano. / Nair Bueno/DL

Eu estava com 41 anos quando descobri um nódulo na mama. Fiquei assustada, ainda mais naquela época, que parecia ser o auge do câncer de mama, com muitas mulheres afetadas. Meu nome é Iara Aparecida Ferreira Fonseca, tenho 57 anos e venci o câncer.

A princípio fui na ginecologista, ela fez exames, mas achou que não tinha necessidade de fazer biópsia. Esse erro da médica atrasou o diagnóstico por quase um ano.

Apesar de estar com um nódulo no seio esquerdo, a ginecologista disse que era para eu ficar tranquila, que não tinha nada. Mas aquilo ficou na minha cabeça e, cerca de oito meses depois, procurei um mastologista.

O mastologista não esperou. Já fizemos logo a retirada do nódulo para ver se era benigno ou maligno e, quando veio o resultado da biópsia confirmando o câncer, fiz a mastectomia.

É assustador receber essa notícia. Muitas doenças podem matar, mas acho que o câncer é a mais temida. Depois, você vai fazendo o tratamento e vai levando.

Fiz tudo o que foi necessário, retirada total da mama, quimio e radioterapia.

Quando eu procurei a médica pela primeira vez, ainda estava em um estágio inicial, mas depois de quase um ano, o nódulo já tinha aumentado e espalhado para os linfonodos. Isso pela demora em iniciar o tratamento.

Eu encarei o erro da médica, a demora, como 'é o que tinha que ter acontecido', fiz o que precisava dali para a frente e o que passou passou. Claro que se eu tivesse sido diagnosticada antes, sofreria menos. Mas estou aqui, está bom.

Fiz dez sessões de quimioterapia, daquela mais forte, que cai cabelo. Não é agradável, mas é suportável. Elas eram realizadas a cada 28 dias, mas às vezes a imunidade baixava muito e tinha que esperar normalizar. A quinta quimio foi a que eu achei pior, fui internada para aumentar a imunidade. Todo mundo fala que a quinta é a pior, não sei se é coincidência, mas no meu caso foi mesmo.

As reações variam muito de pessoa para pessoa. No meu caso, suportei bem, dentro do possível. A gente sabe que é para fazer bem para o problema que estamos enfrentando, então encara como necessário.

Quando o cabelo começou a cair, fiquei preocupada. Depois que cai a gente não fica com a mesma aparência. Dizem que o cabelo é a moldura do rosto e eu descobri que é mesmo, mas esperei o máximo que pude para cortar.

Também fiz 28 sessões de radioterapia. Todo o processo levou cerca de um ano. Depois fiz a reconstrução. Primeiro coloquei prótese expansora, porque eu era muito magrinha e não tinha pele suficiente para prótese, e depois coloquei a definitiva.

É estranho ficar sem a mama, não é o visual que estamos acostumadas a ver, mas também não é assustador como era antigamente, que as mulheres saiam mutiladas do processo de mastectomia radical. E com a reconstrução fica melhor. Talvez as mulheres que têm muito seio sintam mais, cada caso é diferente.

A família é o suporte no processo, por ela a gente tem força para levar o tratamento adiante. Na época do diagnóstico, meus dois filhos eram adolescentes, eles ficaram bem preocupados, mas ajudaram a dar a força para eu seguir o tratamento. Eu pensava: por meus filhos eu vou fazer tudo o que precisar e vencer.

Gostaria de dizer para as mulheres que o autoexame é muito importante. Elas têm que fazer sempre que possível, porque tudo no começo é menos sofrido, com mais chances de cura. E se tiver uma opinião médica que não traga segurança, procure outra opinião, porque os médicos podem errar também.

Prevenção é a melhor coisa e as campanhas precisam continuar, porque muitas mulheres ainda não se preocupam com o câncer de mama, mas temos que nos preocupar.

Quando eu fazia tratamento, cheguei a ver moças de 21 anos de idade com câncer de mama. Então, quanto antes o diagnóstico melhor.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Santos recebe exposição 'Mostra Museu'

Evento traz 200 obras assinadas por artistas de 40 países

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter