X

Cotidiano

Microchip em animais combate adoção negligente

O aparelho acoplado no animal rastreia os dados do dono, que em caso de abandono pode ser denunciado por Crime Ambiental

Publicado em 14/04/2015 às 16:21

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Para promover a adoção responsável de animais, a Prefeitura de Guarujá tem disponibilizado, por meio do Centro de Controle a Zoonose (CCZ), um microchip que é implantado nos cães e gatos adotados ou castrados na Unidade. O aparelho serve como um código de identificação e faz parte de um sistema integrado ao banco de dados da Diretoria de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde do Município. Graças ao microcircuito, na última semana, um munícipe foi notificado a buscar seu cão abandonado.

Uma cadela foi deixada na porta do canil. “Um senhor se apresentou ao CCZ dizendo não querer o animal. Explicamos que não podemos acolher animal sadio, só recolhemos animal abandonado ou em fase terminal, para eutanásia, o que não era esse caso. Mas, foi virarmos as costas e o senhor deixou a cadela aqui na porta. Assim, acolhemos a cadela”, contou a veterinária Clarisse de Fátima Ferreira.

A veterinária percebeu que o animal era castrada e passou o leitor de chip no pescoço da cadela - local onde o chip é implantado, na região das escápulas. O leitor acusou a existência do chip no animal, identificando o número do CPF da proprietária.

Clarisse entrou em contato com a dona da cadela, que alegou a presença do animal dentro de casa. Porém a informação foi refutada e a proprietária foi orientada que deveria retirar o animal ou o caso seria encaminhado ao Ministério Público.

Dentro do prazo estabelecido o cônjuge da proprietária, que não quis se identificar, foi em busca da cadela, mas, afirmando outra versão. Segundo ele, a cadela estava desaparecida desde a noite anterior. Morador da Enseada, o homem recebeu um formulário de liberação no CCZ, que fica no Jardim Conceiçãozinha. “Se acontecer novamente a proprietária será denunciada, pois, no chip consta o número do CPF dela”, assegurou Clarisse.

Para a veterinária o chip funciona como um fiscalizador. “É isso que estamos tentando fazer: a posse responsável para acabar com o abandono. Porque o animal paga por um erro que não é dele”, explicou.

A equipe do CCZ esclarece que em caso de fuga do cão ou gato, o proprietário deve comunicar ao Canil Municipal por meio do telefone 3387-7197, ou indo até o Canil que fica na Rua Professora Maria Lidia Rego Lima, 301 – Jardim Conceiçãozinha.

Lei nº 9.605/ Art.32

Praticar ato de abuso, maus tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos, domesticados, nativos ou exóticos. A pena é uma detenção de três meses a um ano e multa.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

Diário Mais

Relembre as personalidades sepultadas no cemitério do Paquetá, em Santos

Políticos, artistas e até poetas fazem do cemitério um patrimônio histórico da cidade

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter