Cotidiano

'Miami Brasileira' recebe espetáculo inédito que celebra Independência do Brasil

A produção inédita do Núcleo Artístico Palácio das Artes promete revisitar um dos momentos mais marcantes da história do Brasil sob um ponto de vista irreverente e inusitado

Ana Clara Durazzo

Publicado em 26/08/2025 às 13:30

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Para assistir, basta trocar 1 sabonete ou 1 pasta de dente por um ingresso solidário / Divulgação/PMPG

Continua depois da publicidade

Nos dias 4, 5 e 6 de setembro, o Palácio das Artes, em Praia Grande, será palco da estreia do espetáculo teatral 'Os Bastidores da Liberdade – O Favorito', uma produção inédita do Núcleo Artístico Palácio das Artes que promete revisitar um dos momentos mais marcantes da história do Brasil sob um ponto de vista irreverente e inusitado: o do Chalaça, figura icônica e amigo íntimo de Dom Pedro I.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Uma nova versão para velhos bastidores

Ambientada entre os bastidores da Corte, a peça acompanha a trajetória de Francisco Gomes da Silva, o Chalaça, desde sua chegada ao Brasil em 1808 com a família real portuguesa até os bastidores da Independência. Descrito como divertido e irreverente, o personagem narra com leveza e muito bom humor os bastidores do grito do Ipiranga e outras decisões históricas que moldaram o Brasil.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Apelidada de Miami Brasileira, cidade que 'mais cresce no país' fica no litoral

• 'Miami Brasileira' é referência em turismo familiar e qualidade de vida no litoral de SP

• Com status de 'Miami Brasileira', cidade do litoral se torna queridinha dos turistas

'Escolhemos o gênero comédia para retratar o Chalaça, uma figura importante e muito engraçada. Existe todo um trabalho de pesquisa para encontrar novos olhares sobre os mesmos fatos históricos', explica o diretor Alan Queiroz, que divide a direção com Isabel Samegima.

Acesso solidário e inclusão social

As apresentações acontecem sempre às 20h, com classificação indicativa de 12 anos. Para assistir, basta trocar 1 sabonete ou 1 pasta de dente por um ingresso solidário. Os itens arrecadados serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande, reforçando o caráter social do evento.

Continua depois da publicidade

A retirada de ingressos pode ser feita a partir de terça-feira (25), de segunda a sexta, das 9h às 17h, no próprio Complexo Cultural Palácio das Artes (Av. Pres. Costa e Silva, nº 1.600 – Boqueirão). Cada pessoa poderá retirar até 4 convites.

Elenco de peso e compromisso com a memória

O espetáculo conta com a participação de 80 integrantes no elenco, que vêm ensaiando diariamente para dar vida ao projeto. O secretário de Cultura e Turismo de Praia Grande, Mauricio Petiz, reforça a importância de resgatar momentos históricos por meio da arte.

'A Independência é um dos grandes momentos da história brasileira. Produções como esta ajudam a manter essas histórias vivas no cotidiano da população', afirma.

Continua depois da publicidade

Após o sucesso das edições anteriores com a peça 'Cartas de Leopoldina' (2022 e 2023), o Núcleo Artístico do Palácio das Artes consolida sua missão de promover cultura, educação e consciência histórica por meio do teatro.

Principais tópicos do espetáculo:

Espetáculo: Os Bastidores da Liberdade – O Favorito
Local: Palácio das Artes – Av. Pres. Costa e Silva, 1600 – Boqueirão – Praia Grande
 Datas: 4, 5 e 6 de setembro
 Horário: 20h
 Ingresso: 1 sabonete ou 1 pasta de dente = 1 convite
 Classificação indicativa: 12 anos
 Troca de ingressos: De segunda a sexta, das 9h às 17h (limite de 4 por pessoa)

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software