Cotidiano
O encontro foi divulgados nas redes sociais do prefeito e marcou o início das tratativas para a instalação de novos cursos superiores gratuitos no município
Uma nova reunião entre as partes deve ocorrer nas próximas semanas, dando continuidade às negociações e à análise técnica da proposta / Will Urbano/PMPG
Continua depois da publicidade
A cidade de Praia Grande pode ganhar, em breve, um campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O tema foi debatido na última quarta-feira (8) em uma reunião entre o prefeito Alberto Mourão (MDB) e a reitora da Unesp, Maysa Furlan, acompanhada de representantes da instituição.
O encontro foi divulgados nas redes sociais do prefeito e marcou o início das tratativas para a instalação de novos cursos superiores gratuitos no município.
Continua depois da publicidade
Além da reitora, participaram do diálogo o diretor do campus da Unesp em São Vicente, Odair Almeida, e a chefe de departamento do mesmo campus, Carolina Bertozzi. Mourão apresentou à universidade o interesse da Prefeitura em ceder uma área — e até um prédio — para a implantação de uma unidade da Unesp em Praia Grande.
Uma nova reunião entre as partes deve ocorrer nas próximas semanas, dando continuidade às negociações e à análise técnica da proposta.
Continua depois da publicidade
'Participei de uma reunião com representantes da Unesp e me coloquei à disposição da instituição para colaborar com a instalação de um campus universitário na Cidade. Nosso Município se compromete a ceder a área e até o prédio para que a Unesp vire realidade aqui', destacou o prefeito Alberto Mourão.
Para Mourão, a chegada de uma universidade pública ao município seria um divisor de águas para o desenvolvimento econômico, social e científico de Praia Grande e de toda a Baixada Santista.
'Onde a universidade pública está, há progresso. Ela traz pesquisa, inovação e desenvolvimento. Tenho certeza de que essa parceria será fundamental para oportunizar nossos munícipes e impulsionar o progresso da cidade', completou o prefeito.
Continua depois da publicidade
Atualmente, a Baixada Santista conta com um campus da Unesp em São Vicente, voltado à área de Ciências Biológicas, além das Fatecs e da Unifesp em Santos. A proposta é que a nova unidade em Praia Grande amplie o leque de cursos, atendendo à crescente demanda por formação gratuita e de qualidade na região.
Em nota, a administração da Unesp afirmou que a instituição está sempre aberta ao diálogo para expandir o alcance da vida universitária no Estado de São Paulo. No entanto, destacou que a criação de novos campi depende de discussões e deliberações internas, incluindo aprovação nos colegiados da universidade e avaliação de viabilidade técnica e orçamentária.
A reitora Maysa Furlan elogiou a iniciativa de Praia Grande e sinalizou interesse em manter as conversas, ressaltando a importância de levar o ensino superior público a novos territórios do Estado.
Continua depois da publicidade
Durante a reunião, Mourão também reforçou o sonho antigo da população de ter uma faculdade pública de Medicina na cidade. Segundo ele, a presença da Unesp pode abrir caminho para novos cursos na área da saúde, alinhados à vocação regional e às necessidades do sistema público local.