Cotidiano

'Miami Brasileira' celebra 4ª Semana da Diversidade com muito orgulho, cores e inclusão

A 4ª Semana da Diversidade será realizada entre os dias 19 e 26 de outubro, culminando com a 8ª Parada do Orgulho LGBT+

Ana Clara Durazzo

Publicado em 14/10/2025 às 07:41

Atualizado em 14/10/2025 às 07:48

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Além das atividades abertas ao público, a Semana da Diversidade também inclui ações internas voltadas aos servidores municipais das áreas de Saúde, Assistência Social e secretarias em geral / Divulgação/PMPG

Continua depois da publicidade

Praia Grande se prepara para uma semana inteira dedicada à celebração da diversidade, à informação e à quebra de preconceitos. A 4ª Semana da Diversidade, promovida pela Secretaria de Diversidade e Inclusão (SEDI) em parceria com ONGs e entidades locais, será realizada entre os dias 19 e 26 de outubro, culminando com a 8ª Parada do Orgulho LGBT+.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Programação reúne esporte, cultura, saúde e cidadania

A abertura ocorre no domingo (19), às 15h, com a Taça do Orgulho, evento esportivo na Avenida Presidente Kennedy (Aviação). Já na segunda-feira (20), às 14h, o Centro Pop recebe o encontro 'Vozes da Rua: Diversidade e Resistência', voltado à população em situação de rua.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• 'Miami brasileira' celebra mês das crianças com programação gratuita imperdível

• Evento geek mais esperado do litoral traz grandes nomes e programação gratuita

• Jazz, diversidade e grandes nomes marcam o 13º Santos Jazz Festival

Na terça-feira (21), as Usafas municipais realizam ações educativas e palestras sobre respeito e diversidade, voltadas aos frequentadores das Unidades Básicas de Saúde.

A quarta-feira (22) será marcada por uma roda de conversa com professores do EJA, às 19h30, na Escola Municipal São Francisco de Assis. Na quinta (23), às 10h, o CTAP (Centro de Testagem, Aconselhamento e Prevenção) promove o debate 'Direitos da População Trans', na Rua Cidade de Santos, 89, Boqueirão.

Continua depois da publicidade

Na sexta (24), a Praça Nossa Senhora de Fátima, no bairro Caiçara, recebe o SUS na Praça, edição especial com a equipe da USAFA local, que levará informações e esclarecimentos sobre saúde e diversidade à população.

O sábado (25) será um dos dias mais movimentados: das 8h às 13h, ocorre o Mutirão de Retificação de Nome e Gênero, na sede da Defensoria Pública (Rua Apolônio Dias da Silva, 51, Mirim). Às 16h, o Palácio das Artes será palco do Cine Diversidade e Exposição Fotográfica, com mostra de filmes e ensaios com temática lésbica. Às 19h, o mesmo espaço recebe o concurso Drag Revelação, destacando a arte e a cultura LGBT+.

Encerrando a programação, o domingo (26) será marcado pela 8ª Parada do Orgulho LGBT+, no Kartódromo Municipal, em um grande ato de celebração, visibilidade e resistência.

Continua depois da publicidade

Formação e conscientização no serviço público

Além das atividades abertas ao público, a Semana da Diversidade também inclui ações internas voltadas aos servidores municipais das áreas de Saúde, Assistência Social e secretarias em geral. As capacitações têm como foco a informação, o combate a mitos e a promoção de um atendimento mais humano e inclusivo.

Para Ana Beatriz Miranda Ferreira, diretora da Divisão de Assuntos LGBT+ de Praia Grande, a iniciativa é um passo essencial para consolidar políticas públicas de respeito e acolhimento:

'É um marco para o Município, pois estamos construindo uma programação que contempla também o serviço público, quebrando paradigmas e garantindo que todas as pessoas tenham voz, respeito e acolhimento.'

Continua depois da publicidade

A secretária de Diversidade e Inclusão, Vera Benício, reforça o papel transformador da ação:

'A criação da Secretaria de Diversidade e Inclusão foi uma decisão histórica. Um governo só é para todos quando respeita as diferenças, valoriza cada pessoa e garante igualdade de direitos na prática. A 4ª Semana da Diversidade representa exatamente isso: o Município construindo, coletivamente, um futuro mais justo, humano e acolhedor.'

TAGS :

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software