Cotidiano

Método Kumon ganha espaço na Baixada Santista

Vanessa Pimentel

Publicado em 11/10/2020 às 09:03

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Além das 14 unidades instaladas em cidades da Região, há previsão de mais uma inauguração, em janeiro, em São Vicente.. / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

Continua depois da publicidade

O método de ensino conhecido como Kumon tem crescido na Baixada Santista. Tanto que, além das 14 unidades instaladas em cidades da Região, há previsão de mais uma inauguração, em janeiro de 2021, em São Vicente, segundo a assessoria da franquia. Mongaguá e Vicente de Carvalho, em Guarujá, também estão passando por análise de mercado para verificar viabilidade para instalação de unidades.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Criado no Japão, em 1954, pelo professor de matemática Toru Kumon, o método utiliza os chamados exercícios-guia para que o aluno realize as atividades com o mínimo de intervenção do orientador. Somente após absorver totalmente a informação, avançam para os níveis subsequentes.

Continua depois da publicidade

Toru acreditava que o trabalho de um educador era promover a atitude da autoinstrução nas crianças, ou seja, os alunos só poderiam desenvolver sólida habilidade acadêmica realizando progressos por conta própria.

Em 1955, o professor conseguiu comprovar a eficácia do método através do progresso de seu filho na escola. O menino avançava o ano escolar mais rápido do que os outros alunos. O professor decidiu trabalhar sua técnica com outras crianças e obteve o mesmo resultado. Assim nasceram as primeiras unidades de Matemática do Kumon.

Continua depois da publicidade

INOVAÇÃO

A grande inovação do método Kumon é não ensinar o aluno como resolver o material proposto e sim estruturar a questão de forma que ele solucione o exercício sozinho.

Independente de idade ou da série escolar, a criança começará os estudos por questões simples para, aos poucos, passar a ter contato com questões mais complexas, adequadas à sua capacidade.

Continua depois da publicidade

O objetivo é desenvolver no aluno a autoconfiança, o interesse em estudar e aprender por si até que consiga chegar ao seu desempenho máximo.

Através do método, o aluno pode aprender matemática, inglês, português e japonês.

REGIÃO

Continua depois da publicidade

Atualmente, existem na Baixada Santista 14 unidades de ensino de Kumon. São sete em Santos, duas em Praia Grande, uma em Guarujá, uma em São Vicente, uma em Itanhaém, uma em Peruíbe e uma em Bertioga.

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software